Plano real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nova República e Plano Cruzado

Fim da Recessão
Em 1984, a economia brasileira começou a sair da recessão graças ao aumento das exportações da indústria extrativa mineral, que se beneficiaram com avolta do crescimento da economia internacional.
O PIB cresceu rapidamente, nos dois anos seguintes, com base na ocupação da capacidade ociosa existente no período de recessão.
A recuperaçãobeneficiou-se da capacidade produtiva gerada pelos investimentos em obras públicas do Segundo PND, que chegavam à fase de maturação.
Já que não houve aumento do investimento nesse período, o crescimento sedeveu aos gastos de consumo. Quanto às exportações, estas diminuíram entre 1984 e 1986.
Permanência das Desvalorizações Cambiais
A política de gerar divisas para pagamento do serviço da dívida externacontinuou sendo perseguida. A taxa de câmbio continuou, portanto, sendo desvalorizada para promover as exportações e desestimular as importações.
Mais produtos importados começaram a ser produzidosdomesticamente. Por causa disto, o superávit comercial foi atingido sem se reduzir a atividade econômica. Por outro lado, a inflação aumentou.
Nova República
Em 1985, a economia manteve a tendência derecuperação do crescimento iniciada em 1984.
Embora os pagamentos do serviço da dívida externa tenham exigido a manutenção do superávit comercial, este deixou de ser o principal objetivo da políticado governo.
O governo da chamada Nova República priorizou a manutenção do crescimento e a renegociação dos prazos e dos juros da dívida externa.
Controle de Preços
Para reduzir a inflação, houvecontrole direto dos preços e, secundariamente, interrupção da expansão monetária por meio de altas taxas de juros.
A estabilidade de preços foi conseguida temporariamente às custas do rígido controlede preços e do congelamento dos preços dos serviços públicos.
Como isto criou distorções nos preços públicos, a capacidade de autofinanciamento das empresas estatais foi prejudicada e o déficit...
tracking img