Plano Real

Páginas: 27 (6572 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
A IMPORTÂNCIA DA TAXA DE JUROS COMO INSTRUMENTO DA POLÍTICA MONETÁRIA DO BRASIL (PLANO REAL)




Julio Cesar Noronha do Amaral*


RESUMO
Taxa de juros na economia brasileira. Juros Real e Nominal. Análise da importância da taxa de juros. Política Monetária do Brasil. Plano Real. Sistema Financeiro Nacional. Política Monetária Nacional.

PALAVRAS-CHAVE: Plano Real – Política Monetária– Dívida Pública

INTRODUÇÃO

A importância conferida ao estudo da economia monetária, sobretudo do estudo da taxa de juros e seu impacto na economia, têm apresentado um desenvolvimento considerável nos últimos tempos. Em alguns períodos, observa-se um acentuado interesse pela matéria e a predominância de causas monetárias para a explicação de problemas econômicos.
Podemos dizer que asautoridades monetárias atuam através de instrumentos de efeito direto ou indireto, com o propósito de controlar a liquidez do sistema econômico, pois a política monetária pode ser definida como o controle da oferta de moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo, conforme Lopes e Rossetti (2002, p. 252).


*Aluno de Pós-Graduaçãoem Gestão Empresarial pela Sustentare Escola de Negócios e Analista Financeiro da Empresa Krona Tubos e Conexões.
A taxa de juros é determinada pela oferta e procura da moeda na economia. O Banco Central detém o monopólio de sua emissão e controla a taxa de juros por meio do aumento da oferta da moeda (o que a reduz) ou pela diminuição da emissão (o que a eleva). O mercado demanda moeda,principalmente para fins de transação e especulação.
Pode-se então perceber que a taxa de juros é um importante instrumento da política monetária para que haja a estabilidade do país. É a maneira encontrada pela equipe econômica quando da necessária intervenção da economia e sua liquidez. A taxa de juros de um país é o seu termômetro quanto ao desenvolvimento financeiro, e o consequentedesenvolvimento em todas as outras áreas da economia.
A taxa de juros é de relevante importância para a economia brasileira, e a mesma vem subindo gradativamente com os atuais acontecimentos do país, como a mudança de governo e a crise econômica dos países vizinhos, que influenciam diretamente na balança comercial e no nível de investimentos recebidos pelo país.
Devemos lembrar ainda que aesta taxa, estão atrelados os índices da dívida interna, pois quando as taxas de juros sobem, o custo de rolagem da dívida interna aumenta, pressionando o déficit. A taxa de juros influencia também nas contas externas, pois quando o país está necessitando de dólares, as taxas internas de juros podem ser elevadas para atrair recursos do exterior, que vem em busca de maiores rendimentos.A metodologia a ser adotada será de nível explicativa, pois pretende explicar o funcionamento da taxa de juros no país e todas as implicações advindas desse instrumento da política monetária, assim como o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. A pesquisa será do tipo bibliográfica, sendo que existem diversas obras sobre o assunto, assim como publicações diárias em revistasespecializadas em economia, jornais e matérias na Internet. O método a ser utilizado será o dedutivo, pois o trabalho partirá de um contexto geral (a economia brasileira no Plano Real) para explicar as particularidades referentes à taxa de juros e seus efeitos na economia.
A pesquisa será restrita à política de juros praticadas no Brasil. Um estudo estritamente macroeconômico.

1 ECONOMIA MONETÁRIA1.1 Moeda

Sempre ouvimos falar a respeito de moeda, sabemos o que é e para que serve, mas como definir? Conforme Leontieff apud Nogami e Passos (2006, p. 447) a moeda é a “mercadoria que serve de equivalente geral para todas as mercadorias”.
Os fenômenos monetários são amplamente estudados pela Ciência Econômica, mas apesar de não ser responsável por todas as oscilações ocorridas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano real
  • plano real
  • Plano real
  • plano real
  • plano real
  • Plano real
  • PLANO REAL
  • Plano Real

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!