Plano real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A estratégia do Plano Real consistiu basicamente na fixação da taxa de câmbio, como âncora nominal dos preços, na ampla abertura financeira para facilitar o ingresso de capitais e na elevação dataxa doméstica de juros, como atrativo de novos capitais e como elemento de contenção da demanda e dos preços internos. Fazia parte da mesma estratégia acelerar o processo de privatização, quefuncionaria como novo estímulo aos investimentos externos e também como reforço fiscal do Caixa do Tesouro.
O resultado imediato da sobrevalização cambial provocou um elevado déficit na Conta Corrente doBalanço de Pagamentos, tornando o País cronicamente dependente de recursos externos e exposto a uma grande fragilidade financeira face aos movimentos especulativos de capitais e às crises financeirasinternacionais. A vulnerabilidade externa da economia brasileira se caracteriza pela necessidade de financiamento para cobrir os déficits da Conta Corrente e as amortizações da dívida externa, bem como pelaexcessiva abertura da Conta de Capitais e a insuficiência de reservas internacionais.
A fixação do câmbio e a imediata valorização da moeda nacional face ao dólar inverteu a tendência da balançacomercial, que era fortemente positiva e logo começou a apresentar elevados déficits, especialmente em decorrência do aumento das importações. Gustavo Franco, presidente do Banco Central, descartou haveruma defasagem cambial, dizendo que a mesma só poderia existir numa economia fechada, como havia sido a brasileira no passado. Uma vez realizada a abertura financeira, os fluxos de entrada e saída decapitais fariam a taxa de câmbio convergir para o ponto de equilíbrio, da mesma forma que a oferta e a demanda de bananas provocariam o equilíbrio do preço das bananas, no mercado de bananas da feiralivre da esquina. Além disso, um déficit inicial em conta corrente seria até benéfico, ao aportar nova poupança externa ao desenvolvimento brasileiro, pois parte das importações era constituída de...
tracking img