Plano real e seus dedobramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO




INTRODUÇÃO 4
UNIDADE DE CONVERSÃO 4
PLANO REAL 5
CONCLUSÃO 6
1. INTRODUÇÃO

Nos anos 90 começou o melhor plano de combate à inflação já executado no Brasil, o Plano Real. Ele conseguiu esse feito de reduzir a inflação, ou melhor, está conseguindo. Para manter essa estabilização temos que controlar o crescimento e com isso geramos um desemprego elevado. O Plano Realfoi feito em etapas nas quais são; o estabelecimento do equilíbrio das contas do governo, a criação de uma unidade de conversão de valor e a criação do Real com um poder aquisitivo estável.
O estabelecimento do equilíbrio das contas foi à primeira etapa a ser implantada e que para isso o governo precisaria fazer uma mudança no setor publico e nas relações com a economia. Para isso o governoprecisava recuperar receitas, refinanciar as dividas dos estados e municípios que tinham com a União e privatizar algumas empresas para reduzir também a sua participação da economia.
Com as medidas adotadas que definisse claramente as normas de cooperação da União com estados e municípios, o governo pretendia efetuar um ajuste fiscal nas contas públicas. Mas a sonegação era muito alta e não deixoucom que o governo fizesse o ajuste necessário.
O programa brasileiro de estabilização econômica seguiu algumas medidas.
A Desindexação da economia o ajuste e reajuste de preços e valores passaram a ser atualizados anualmente porque precisavamos parar de corrigir valores futuros com inflação passada.
As Privatizações, tivemos que vender algumas empresas para financiar investimentos e melhorarmodernização das empresas porque a iniciativa privada tinha meios para promover esse desenvolvimento.
O Equilíbrio fiscal que o governo pretendia teve como o aumento de impostos porque precisavamos pagar as contas da maquina administrativa.

2. UNIDADE DE CONVERSÃO

Em 1994 foi criada uma unidade de conversão que se chamava URV e serviu como conversão para o Real. O dinheiro na época o Cruzeiro(Cr$) estava desvalorizado e com isso tínhamos também a inflação que acabava com o poder de compra do cidadão.
A URV foi como um fator de conversão dos salários e contratos independentes da desvalorização. O fator era usado para corrigi e também o desequilíbrio.
Esse processo de conversão se deu num período de três meses e com muito cuidado para que não houvesse tensões entre indústria,atacado e varejo, prestadores de serviços.
A Unidade Real de Valor (URV) era corrigida pela inflação medida pelos principais índices e nesse inicio teve sua paridade fixa ao dólar e a taxa de cambio foi introduzida; um real equivalia a um dólar.
Com a queda da inflação o poder aquisitivo da população aumentou com isso o consumo também aumentou. Com a valorização da moeda ficou mais barato comprar láfora do que no nosso mercado e com isso nossos produtos ficaram mais caros para vendermos aos outros países.
Com o desequilíbrio da balança comercial, ou seja, importamos mais do que exportamos isso para o nosso balanço de pagamentos gerava déficit nas contas e juntamente com a crise asiática tivemos que recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
As crises mundiais fizeram também partedas tensões sobre o Plano Real, pois nossa economia estava ainda muito frágil e instável, com isso gerava dúvidas nos investidores externos é o que mais a gente dependia. Sem meios de financiar o plano de estabilização, o governo, fragilizado, via-se obrigado a aumentar a taxa de juros para remunerar melhor, numa tentativa de impedí-los de abandonar o país tendo assim dinheiro para formentar aeconomia interna.

3. PLANO REAL

Com o fracasso dos planos anteriores tomamos a consciência que o controle inflacionário era necessário, a filosofia era buscar combater a inflação juntamente com um crescimento econômico.
Era necessário redefinir o modelo de desenvolvimento nacional e termos o controle da inflação junto com o crescimento. O Plano Real, este se tornou ainda mais relevante para...
tracking img