Plano pilto - barra da tijuca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Foto Aérea – Rio de Janeiro

Foto Aérea – Barra da Tijuca – Plano Piloto

É a maior praia da cidade, com 18km de extensão. O mar, com arrebentação distante e ondas longas, concorre com a Prainha e o Arpoador, como o melhor ponto para o surfe da cidade. No extremo da praia, local conhecido como Reserva, a natureza não foi atingida pelo crescimento urbano, e se pode freqüentar uma praiasemi-deserta e tranqüila.

A etapa mais recente da ocupação espacial no município do Rio de Janeiro pode ser caracterizada pelo projeto de urbanização da Barra da Tijuca e da Baixada de Jacarepaguá. Os princípios e diretrizes que nortearam o chamado Plano Piloto foram estabelecidos por Lúcio Costa, em 1969. Representando a etapa mais recente do processo contínuo de produção de espaços residenciaisseletivos. Para esta segmentação espacial o Estado teve papel determinante. • Final do século XIX: Há o parcelamento das grandes fazendas em lotes menores para fins residenciais. Logo após, a área é ocupada para atividades de lazer e recreação, surgindo, então, residências de fins de semana, devido a grande distância do centro urbano e a deficiência dos transportes. • Década de 60: O poder público eo privado unem forças regulamentando um plano urbano elaborado, visando à expansão das atividades administrativas e financeiras, alindo a isto a qualidade de vida. É implantada uma via expressa, para acesso a área, permitindo que o processo de ocupação.

• Golpe Militar de 64: A produção urbana desenvolvida na zona sul marca-se ainda mais como segregadora de classes. Isto, porque, a políticaeconômica desenvolvida durante este período acentua as disparidades de renda, promovendo um processo de concentração de capital.

O sistema que mais relevante para análise da Barra da Tijuca é o da promoção imobiliária, que vende através do marketing a imagem do eldorado urbano, aumentando assim o valor dos imóveis e a estratificando ainda mais a região. A promoção imobiliária passou a oferecer aBarra como uma nova zona sul onde estava garantido do contato com a natureza. Há quatro grandes proprietários- Pasquale Mauro, Carlos de Carvalho, Tjong Hrong Oei e Múcio de Athayde- que são donos de um terço das terras. Desta forma, a rede fundiária não foi muito parcelada e facilitou o processo de ocupação.

Há, ainda, a articulação das empresas financeiras e de construção/projetos com aparticipação do Estado que atua como empresário ao financiar empreendimentos. A ação do estado nas obras de infra-estrutura facilitaram o acesso ao bairro.

O plano urbanístico que vai orientar a expansão da cidade do Rio de Janeiro, ao longo da valorizada orla marítima da Barra da Tijuca, foi elaborado no momento em que o país iniciava um vertiginoso processo de crescimento da economia, queficaria conhecido como o milagre econômico brasileiro.
Verifica-se que através das ações do Governo que a concentração de renda, também, irá se refletir no planejamento urbanístico, privilegiando a parte da população com renda mais elevada.

O Plano deveria responder as seguintes questões: 1. Qual o destino dessa imensa área triangular que se estende das montanhas ao mar numa frente de 20quilômetros de praias e dunas e que, conquanto próxima, a topografia preservou?

2. Em que medida antecipar ou intervir?
3. Como proceder? 4. E, conseqüentemente, diante da necessidade de estabelecer critérios de urbanização, capazes de motivar e orientar as providências cabíveis no sentido da implantação da infra-estrutura indispensável ao desenvolvimento ordenado da região.

Em 1969, o arquitetoLúcio Costa foi convidado pelo então governador do estado da Guanabara, para a elaboração de um plano urbanístico que ordenasse o processo de ocupação da Baixada de Jacarepaguá e da Barra de Tijuca. Pois nesta época as cidades brasileiras ainda não estavam preocupadas com um plano diretor que estabelecesse diretrizes para o crescimento urbano. Considerou-se, com isso, a dificuldade de aceitação da...
tracking img