Plano para oficina pedagógica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO PARA OFICINA PEDAGÓGICA E AÇÃO ORIENTADORA
Tema: “Jogos Cooperativos”



A escola está localizada em um agradável ambiente, com muita área verde e um ótimo espaço físico que comporta a demanda das crianças de vários bairros da cidade. Possui várias salas (vídeo, biblioteca, salas especiais para recuperação, sala de jogos e laboratório), além de duas quadras para prática de esportes eeducação física. A clientela em sua maioria é da classe média e média alta, algumas crianças já chegam a escola alfabetizada, por freqüentarem a educação infantil do colégio. São alunos participativos durante as problematizações e discussões dos temas abordados em sala de aulas, porém apresentam dificuldade para o trabalho em grupo.
Tendo o homem como um ser social, espontâneo ecriativo, utilizarei a metodologia psicodramática como recurso fundamental no desenvolvimento da prática educacional da escola, possibilitando a melhor atuação e qualificação desses alunos, pelo treino jogos cooperativos, pela melhor compreensão dos processos relacionais, pela melhor percepção do outro incluindo, especialmente, aspectos emocionais, afetivo, relacional, intelectual, corporal ecognitivo.

Apresentação:

A oficina pedagógica na Escola é um espaço onde o educador pode debater, refletir, propor, discutir, receber informações e conhecimentos de diferentes práticas didáticas e metodológicas na sua área de atuação.
A proposta para esta oficina vem ao encontro das necessidades dos educadores, que buscam diferentes práticas para a ação pedagógica juntos aoseducandos. Neste momento a oficina ficará aberta para encontros, debates, grupos de estudo que tenham propostas afins e queiram discutí-las.
A orientadora educacional através desta oficina terá como meta esclarecer em grupo ou de forma individualizada algumas dificuldades do dia a dia relacionado com as crianças envolvidas no tema do encontro e assessorar o professor em sua ação pedagógica proporcionandouma educação mais qualitativa, através da troca de experiências e empréstimos de materiais para a pesquisa, para que o educador possa reproduzir, inventar novos materiais experimentais para a construção do conhecimento relativo aos conteúdos em estudo, contribuindo para a formação continuada das educadoras.
... Um educador alienado é uma tragédia. Quem intervém em vidas, não pode faze-lofechando os olhos para a situação injusta na qual nossa sociedade se debate (MORAIS, 1995, p.103).

Nossa sociedade é baseada no consumo e orientada para a produtividade, portanto dentro deste contexto, muitas vezes o único caminho que vemos é a competição. Se acreditarmos que a competição é o único natural caminho, entramos em uma grande armadilha, pois se é isso que acreditamos é o queconstruiremos. A escola, muitas vezes sem perceber, tem reforçado demasiadamente valores como: ser o melhor, colocar o foco no resultado e não no processo e na qualidade, objetivar a derrota do oponente ao invés da melhora da performance, reforçando assim atitudes e posturas competitivas, gerando o individualismo.
A intervenção sobre as manifestações da individualidade no espaço pedagógico, não pode cairnuma postura alarmante e denunciatória. A escola como espaço de construção de conhecimento e cultura precisa construir uma postura analítica e responsável com o amanhã.
O papel do orientador educacional, neste processo, consiste em conhecer o sujeito com o qual trabalha, interagindo com ele, com o objetivo de facilitar o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Ele é o mediador, quandonecessário, da relação entre o professor e o aluno, auxiliando a superar as divergências que acontecem durante os momentos de ensino e de aprendizagem.
O como fazer essas ações é o diferencial: o responsável pelo desenvolvimento é o próprio aluno, ele é o sujeito que vai construir suas competências, adquirir o conhecimento, vivenciar e praticar os valores éticos e morais. Ao orientador cabe criar...
tracking img