Plano nacional do turismo – pnt 2007/2010

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO NACIONAL DO TURISMO – PNT 2007/2010
UMA VIAGEM DE INCLUSÃO
BRUNA MAGNANTI

1.INTRODUÇÃO

O turismo é uma atividade de importância fundamental para o país, devido ao crescimento econômico, geração de trabalho, serviço e renda, consequentemente uma grande melhoria na qualidade de vida da população.Foi criado o Plano Nacional de Turismo - PNT para consolidar a inclusão social através do turismo, gerando empregos e renda, instituindo metas de incentivos a criação de novos destinos turísticos no país, agregar recursos para melhorar a infra-estrutura das regiões turísticas e qualificar profissionais para trabalharem em diversos setores que abrangem o turismo. Tornando o Brasil um dosprincipais pontos turísticos tanto no mercado interno como no mercado externo.
O programa de aceleração do crescimento - PAC visa criar uma parceria dos setores públicos com investidores privados, para assim ter mais renda trazendo recursos financeiros a todas as regiões do país.
O crescimento dos destinos turísticos no país acaba gerando uma competitividade entre os destinos turísticos, o que émuito positivo para o desenvolvimento do país e é claro sairá ganhando quem melhor saber receber, hospedar, apresentar e valorizar a região fazendo com que o turista se encante e se deslumbre pela natureza, patrimônios históricos, ambiente, infra-estrutura, entre outros serviços que serão prestados.



2.PLANO NACIONAL DE TURISMO – PNT 2007/2010 UMA VIAGEM DE INCLUSÃO.

O Plano nacional deTurismo - PNT é um consenso que envolve todos os setores turísticos, o qual tem a missão de trazer melhorias ao Brasil, com o objetivo maior a inclusão social, por meio da geração de empregos e da entrada de novos turistas no mercado interno, por meio destes gerar produção e consumo.
O PNT tem como compromisso dar sequência nos trabalhos iniciados pelo governo federal, investindo na qualificação deprofissionais, fortalecendo o turismo interno, fazer com que o turismo regional se desenvolva cada dia mais, promover e consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos do mundo.
O Programa de aceleração do crescimento – PAC, “Propõe uma parceria entre o setor público e o investidor privado, num processo permanente de articulação entre os entes federativos.” (pág.13). Sugere ações,metas e diversos investimentos em infra-estrutura. Essa aliança vem com o objetivo de melhorar a qualidade dos gastos públicos e assim gerar riquezas para todos e não lucro apenas para poucos, deste modo, trazer benefícios econômicos para todas as regiões do país.
Os últimos dados internacionais socioeconômicos evidenciam um crescimento acima da média mundial para o Brasil. Porém apesar docrescimento acelerado do turismo, o Brasil é muito carente de infra-estrutura de apoio e desenvolvimento com a qualidade e a sustentabilidade. O PNT deve priorizar a implantação e melhorias nesse setor para que o turista fique lisonjeado a conhecer e a voltar os destinos turísticos do país.
A qualificação dos serviços deve-se iniciar com a qualificação de profissionais aptos a desenvolverem astarefas e ajudar a “vender” o produto Brasil, pois o setor tem um papel fundamental para a redução da desigualdade social, gerando muitos empregos em diversas áreas como: taxistas, lojistas, pousadas, guias turísticos, artesãos, entre outros.
Foi criada a marca Brasil que tem como objetivo fortalecer e agregar valor a marca, fazendo ações de marketing, investindo em campanhas publicitárias mostrando umpaís cheio de riquezas naturais, alegre, moderno, apto a proporcionar lazer, novas experiências aos visitantes, eventos, tornando o país competitivo nacional e internacionalmente.
O PNT como Macroprograma de Regionalização do Turismo, traz a oferta e a demanda – “[...] como uma estratégia de organização do turismo para fins de planejamento e gestão, tendo em vista a concepção de produtos,...
tracking img