Plano nacional de educação 2001/2010

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
TEMA:
Plano Nacional de Educação 2001/2010

TÍTULO:
PNE 2001/2010- Análise e Comentário das Metas

OBJETIVO:

Analisar e comentar as metas do PNE 2001/2010 observando o cumprimento ou não das mesmas para que os erros sejam sanados.

JUSTIFICATIVA:

A elaboração do PNE foi muito importante para a área da educação brasileira. É uma lei que terá uma duração de 10 anos eé nela que estarão contidas metas a serem alcançadas para o desenvolvimento da educação em nosso país.

INTRODUÇÃO:

O PNE é responsável por traçar metas na área da educação e a sua elaboração evidenciou os interesses e oposições por partes da sociedade. O PNE elabora e quem executa são os diferentes níveis de governo, com ao dever de elaborar estratégias e planos para que se façacumprir cada um dos objetivos traçados. Devido à falta de organização dos estados e municípios, devido à falta de recursos, a falta de punição para quem não cumprisse a lei e o veto dos 7% do PIB pela União que havia sido estipulado para a área da educação, apenas um terço das metas foram alcançadas.

Nessa interação, as forças organizadas da sociedade conhecem as possibilidades e oslimites de um plano educacional, as dificuldades e as oportunidades que viabilizaram ou não o alcance dos objetivos e metas. Mas na realidade o que aconteceu, foi que os estados e municípios não aprovaram uma legislação que garantisse recursos para se fazer valer os objetivos traçados e nem punição para o descumprimento das ações previstas, para piorar a União por outro lado, vetou os 7% do PIB quedeveria ser investido na educação. Devido à falta de organização apenas 1/3 das metas foram alcançadas.

DESENVOLVIMENTO:

O PNE 2001-2010 tinha como objetivo assegurar que, até 2011, todas as crianças, jovens e adultos tivessem condições de acesso e permanência nas escolas públicas do país.
Abaixo faremos a analise de algumas metas para sabermos como foi o cumprimento ou não de cadauma delas:

Universalizar O Ensino Fundamental - (Meta não cumprida)
Em 2008 ainda havia cerca de 680 mil crianças na faixa etária de 7 a 14 anos sem estudar, sendo que 450 mil eram negras ou pardas e a maioria residia nas duas regiões mais pobres do país.

Implantar o Ensino Fundamental de nove anos - (Meta cumprida)
O PNE previa ampliar a duração do ensino fundamental para nove anos, cominício aos seis anos de idade. Em 2009 59% das matrículas foram feitas no novo sistema de seriação, espera-se que até 2010 esse valor chegue a 100% porém garantindo um ensino de qualidade.

Assegurar a Eja para 50% da população que não cursou o ensino regular – (Meta não cumprida)
O PNE previa erradicar o analfabetismo adulto em dez anos, mas entre 2001 e 2007 apenas 967 mil pessoas fizeramparte das turmas do Eja até a quarta série. Ampliaram a oferta, mas não atacaram a evasão.

Reduzir em 50% a repetência e o abandono – (Índice de abandono meta cumprida, repetência meta não cumprida)
Entre 2001 e 2007 o índice de abandono do ensino fundamental caiu em 50%, mas o índice de reprovação aumentou em 1,1% passando de 11% para 12,1% o que é considerado muito elevado em relação a outrospaíses. A porcentagem de estudantes com distorção de idade-série também teve uma queda de 9,3% mas esse valor foi pouco diante a estimativa de melhorar o fluxo escolar.

Erradicar o analfabetismo até 2010 – (Meta não cumprida)
A taxa de analfabetismo entre os anos de 2001 e 2008 caiu, passando de 16 milhões de analfabetos para 14,5 milhões. Não foi possível erradicar o analfabetismo, isso seexplica entre vários fatores, pois o programa atingiu mais analfabetos funcionais do que os analfabetos absolutos.

Atender 50% das crianças de até 3 anos e 80% das de 4 a 5 anos – (Meta cumprida na pré-escola, meta não cumprida nas creches)
A meta proposta na pré-escola já está quase sendo atingida, faltando apenas 2,4 pontos percentuais para obtenção da mesma, já na creche o valor é de 33...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano nacional de educação(pne)2001-2010
  • PNE
  • Pne
  • Sistema nacional de educação articulado ao plano nacional de educação*
  • Plano nacional de educação
  • O novo plano nacional de educação
  • Plano nacional de educação
  • PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!