Plano marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II







PLANO DE MARKETING





SUMÁRIO































1 INTRODUÇÃO

A história do marketing e a observação da evolução do mercado, não só no Brasil mas também no mundo,permitem deduzir que, de maneira crescente , o marketing representa uma filosofia empresarial cujo foco é a satisfação das expectativas do consumidor, com o objetivo de gerar resultados positivos para a organização.
Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar, agregar valor e administrar o relacionamento com o cliente de tal modo que beneficie a organização eseus stakeholders, processo administrativo responsável por identificar, antecipar e satisfazer lucrativamente os pré-requisitos do cliente, envolve toda a vida do produto ou serviço, desde o momento em que ele é simples idéia até o consumo, incluindo as etapas de pós-venda, visa-se otimizar os lucros de uma empresa, de modo a assegurar a sua sobrevivência e expansão.
Marketing é o conjunto detécnicas voltadas á maximização da percepção de felicidade das pessoas pela satisfação de necessidades e desejos, otimizando o retorno para a organização.
O diagnóstico empresarial é uma importante ferramenta gerencial, sendo necessária sua aplicação tanto em pequenas como em grandes empresas. Com a conclusão desta pesquisa, obtivemos o resultado de um diagnóstico, pela qual, após ser aplicado umplano de ação, foi possível solucionar carências existentes na empresa.













2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A empresa foi fundada em 10 de Janeiro de 1991, com a razão social de Transportes Dietrich Ltda., atuando na área de transporte de caminhões.
Em março de 1994, Atecir Fortuna começa a participar do quadro societário com Carlos AlbertoDietrich. Neste período, resolvem mudar de ramo, trocando a área de transportes por mecânica de caminhões na linha pesada, como manutenção, reformas e também serviço de jato de areia, contando, inicialmente com apenas três funcionários.
Com o crescimento da empresa, para melhor atender os clientes e para que os funcionários trabalhassem com mais conforto, foram construídos uma cozinha,um vestiário e um galpão onde eram feitos os serviços.
Já em 1995, foi comprado um terreno de dois hectares para a instalação do jato e para futuras instalações da mecânica. Ainda nesse ano Robson Navarro da Silva começa a participar do quadro societário.



2.2 MISÃO, VISÃO E VALORES

2.2.1 Missão
Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pelasua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa
2.2.2 Visão
Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e amudança simultaneamente

2.2.3 Valores
Atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.



















3 ANÁLISE DO MACROAMBIENTE DE MARKETING
3.1VARIÁVEIS ECONÔMICAS

3.1.1 Fatores Econômicos
Além da forma de pagamento ser flexível conforme anecessidade do cliente, ainda existe o fato de a empresa atender fora da Mecânica, tanto enviando peças pelo transporte rodoviário como atendendo em outras cidades. Caso seja necessário o serviço conhecido como “socorro” é feito tanto para clientes cadastrados como para clientes novos.


3.1.2 Concorrência

Antes de mais nada, é necessário conhecer as próprias características - produtos...
tracking img