Plano inclinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Física I
Plano Inclinado

Relatório de Física

Data: 22/11/2011

Titulo:
Plano Inclinado

Introdução

Corpos de diferentes materiais são deixados, sem velocidade inicial,sobre um plano inclinado. Estuda-se o ângulo a partir do qual o movimento se inicia, bem como a aceleração do movimento adquirido, em função da natureza dos corpos.
De acordo com as leis de Newtonquando um corpo se move livremente em um plano inclinado, sem atrito, a componente Pn do peso se cancela com a força normal, portanto a força resultante é responsável por sua aceleração é a componentetangencia de seu peso:

Se o corpo partir do repouso (velocidade inicial nula) e os tempos forem medidos a partir do instante inicial do movimento (t0 = 0), a sua velocidade é dada por v(t) = at e,tomando como origem do movimento a posição inicial do corpo (x0 = 0), a lei do movimento é:
Assim, efetuando muitas medidas do tempo ∆t gasto pelo corpo para se deslocar entre o mesmo par de pontos datrajetória (à distância ∆x um do outro), poder-se-á calcular a aceleração do corpo e determinar a lei do seu movimento uniformemente acelerado:
Por outro lado, conhecida a aceleração a, facilmentese calcula a aceleração da gravidade.

Objetivo

Determinar a velocidade do carrinho preso em um bloco de madeira por uma linha pendurado em um plano inclinado em 5° e comparar atcom ae, fazer oexperimento com dois níveis no fluxo de ar, e achar o ângulo para at< 0 e o ângulo para at= 0.

Embasamento teórico

O plano inclinado é um exemplo de máquina simples. Como o nome sugere,trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes.
Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total deforça F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem de ser deslocado.
Observe que pela Lei da Conservação de Energia, a mesma quantidade de energia mecânica é...
tracking img