Plano geral do sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano geral do sistema nervoso
- O sistema nervoso central contém mais de 100 bilhões de neurônios.
- Para diferentes tipos de neurônios, podem existir desde algumas poucas centenas até cerca de 200.000 conexões sinápticas aferentes.
- O sinal normalmente se propaga na direção anterógrada, do axônio de um neurônio precedente para os dendritos localizados nos neurônios seguintes.
- Muitasatividades do sistema nervoso se iniciam pelas experiências sensoriais que excitam os receptores sensoriais. Essas experiências podem gerar reações imediatas ou serem armazenadas sob a forma de memória no cérebro.
- A porção somática do sistema sensorial transmite informação vinda de receptores localizados em toda a superfície do corpo e estruturas profundas, essa informação chega ano SNC e éconduzida para áreas sensoriais localizadas na medula espinhal; na formação reticular do bulbo, da ponte e do mesencéfalo; no cerebelo; no tálamo; e em áreas do córtex cerebral.
- O papel mais importante do sistema nervoso é de controlar as diversas atividades do corpo. Essa função é realizada pelo controle: da contração dos mm. esqueléticos, da contração da musculatura lisa dos órgãos internos, dasecreção de substâncias químicas pelas glândulas exócrinas e endócrinas. Essas atividades são chamadas de funções motoras do sistema nervoso, e os músculos e glândulas são denominados efetores.
- O sistema nervoso deve processar a informação aferente, de modo que sejam efetuadas respostas apropriadas. Mais de 99% de toda a informação sensorial é descartada pelo cérebro (ex: não percebemos ocontato com as roupas), mas quando importante informação sensorial excita nossa mente, está é canalizada para regiões integrativas e motoras apropriadas do cérebro.
- As sinapses executam ação seletiva, algumas vezes bloqueando sinais fracos, enquanto permitem que sinais fortes passem e, em outros momentos, selecionando e amplificando determinados sinais fracos, e transmitindo esses sinais em muitasdireções em vez de restringi-los à direção única.
- Memória – Apenas pequena fração das informações sensoriais provoca resposta imediata, A maior parte dessas informações é armazenada para o controle futuro das atividades motoras e para uso nos processos cognitivos. A maior parte desse armazenamento ocorre no córtex cerebral.
Sinapses do Sistema Nervoso Central
- A informação é transmitidapara o SNC em sua maior parte na forma de potenciais de ação, que se propagam por sucessão de neurônios, um após o outro. Cada impulso pode: ser bloqueado; ser transformado de impulso único em impulsos repetitivos; ser integrado a impulsos vindos de outros neurônios. Todas essas funções podem ser classificadas como funções sinápticas dos neurônios.

Tipos de Sinapse:
- Química: são quase atotalidade das sinapses no sistema nervoso central. Nessas estruturas, o primeiro neurônio secreta por seu terminal a substância química chamada neurotransmissor, e esse neurotransmissor vai atuar em proteínas receptoras, presentes na membrana do neurônio subsequente.
- Sempre transmitem o sinal em uma só direção, do neurônio pré-sináptico para o neurônio pós-sináptico. Esse fato permite que os sinaissejam direcionados para um alvo específico.
- Elétrica: são caracterizadas por canais que conduzem eletricidade de uma célula para a próxima. A maior parte dessas sinapses consiste em pequenas estruturas tubulares proteicas chamadas junções comunicantes (gap), que permitem o movimento livre dos íons de uma célula para a outra.
Terminais Pré-sinapticos:
- Esses terminais têm formas anatômicasvariadas, mas a maioria se assemelha a pequenos botões redondos ou ovalados.
- O terminal pré-sináptico é separado do corpo celular do neurônio pós-sináptico pela fenda sináptica. As vesículas transmissoras do terminal contém a substância transmissora que, quando liberada na fenda sináptica excita ou inibe o neurônio pós-sináptico. As mitocôndrias do terminal fornecem o ATP que supre a energia...
tracking img