Plano financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARINE PEREIRA
DESIRÉE DA SILVA

LIA MARA DOS SANTOS

SCHARLYNNE MARTINS

VANESSA DE OLVEIRA

PLANO FINANCEIRO

CURITIBA

2011

UNIVERSIDADE POSITIVO

PLANO FINANCEIRO

CURITIBA

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. INVESTIMENTO INICIAL 2

2.1 Despesas Pré Operacionais 2

2.2 Investimento em Ativos Fixos 3

2.3 Capital de Giro 4

3. ESTRUTURA DE CAPITAL 53.1 Capital Próprio 5

3.2 Capital de Terceiros 5

3.3 Custo de Capital 6

4. IMPOSTOS INCIDENTES NO NEGÓCIO 7

4.1 Lucro Presumido 7

4.2 Lucro Real 7

4.3 Simples 8

5. RECEITAS, CUSTOS E DESPESAS INCIDENTES NO NEGÓCIO 8

5.1 Previsão de Vendas 8

5.2 Custo Direto ou Variável 9

5.3 Custo Fixo ou Indireto 10

5.4 Despesas (comerciais, administrativas,financeiras, operacionais) 11

5.5 Determinar o Ponto de Equilíbrio Operacional 12

6. DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS 14

6.1 Demonstração de Resultado do Exercício – DRE 14

6.2 Demonstração do Fluxo de Caixa do Projeto – Método Indireto 16

7. TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL 16

7.1 Valor Presente Líquido – VPL 16

7.2 Taxa Interna de Retorno – TIR 18

7.3 Pay Back 20CONCLUSÃO 22

8. REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO

Com o objetivo de elaborar um Plano Financeiro de um projeto empreendedor, iremos realizar a abertura de uma empresa que será um salão de beleza itinerante para empresas, onde será prestado o serviço de higiene e beleza pessoal através dos serviços de manicure e pedicure. A empresa terá um empreendedor, onde este irá investir o totalde R$ 300.000,00 no empreendimento (sendo 50% de Capital Próprio e 50% de Capital de Terceiro). A região que a empresa irá atuar será na cidade de Curitiba, no bairro Industrial.

Baseado no preço da concorrência iremos determinar o valor do serviço que será cobrado. A partir deste valor e da capacidade de atendimento do salão, será feita a projeção de vendas anual. Com estes valorespoderemos avaliar a viabilidade do nosso projeto, como por exemplo: em quanto tempo irá recuperar o valor investido.

Para avaliar o projeto iremos realizar os seguintes cálculos: DRE (Fluxo de Caixa Indireto); Pay Back Simples e Pay Back Descontado; Valor Presente Líquido (VPL); CMPC e a Taxa Interna de Retorno.

INVESTIMENTO INICIAL

Souza e Clemente afirmam que:O investimento inicial é todo o aporte de capital necessário para colocar um projeto em funcionamento. Usualmente é composto pelos investimentos em ativos fixos, despesas pré-operacionais e aporte inicial de capital de giro. (2009, p. 107).

1 Despesas Pré Operacionais

Despesas pré-operacionais são todas aquelas que são pagas ou incorridas durante o período queantecede o início das operações sociais da empresa, necessárias à sua organização e implantação, ou ampliação de seus empreendimentos, inclusive as de cunho administrativo.

Segundo Souza e Clemente:

As despesas pré operacionais compreendem os desembolsos realizados antes de o projeto entrar em funcionamento. Representam gastos que seriam lançados como despesasoperacionais caso o projeto já estivesse em funcionamento. Incluem-se nessa categoria: pesquisa e desenvolvimento, ponto, marcas, direitos e patentes industriais e obras preliminares e complementares. Estas últimas abrangem todos os melhoramentos e obras integradas aos terrenos, bem como os serviços e instalações provisórias, necessários à construção e ao andamento das obras, como limpeza do terreno,terraplenagem, drenagem arruamento, pátios, cercas, muros, jardins, portões, guaritas, instalações elétricas e hidráulicas. (2009, p. 108).

As despesas pré operacionais que o salão irá ser em relação a todas as taxas que serão pagas para a abertura da empresa, e pode ser demonstrada conforme o quadro abaixo:

[pic]

2 Investimento em Ativos Fixos

Para Souza e Clemente:...
tracking img