Plano Diretor em Logística - Artiigo Revista Mundo Logística

3528 palavras 15 páginas
Plano Diretor em Logística
Autor: Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor- Presidente da Tigerlog Consultoria e
Treinamento em Logística LTDA

Gravata
Diante da complexidade operacional, da escassez de recursos e da dinâmica do mercado, ter um Plano Diretor em Logística é fundamental para alcançar resultados superiores. Veja neste artigo, por que e como fazer o seu!

1. Introdução
No Brasil, muitas empresas estão “desenterrando” ou revendo seus planos de investimentos após anos de espera dado as otimistas perspectivas futuras de crescimento do mercado interno, diante, principalmente, do apetite voraz das classes
C e D por novos produtos e serviços.
Nos próximos anos, bilhões de reais serão investidos na ampliação da capacidade produtiva, e, em paralelo aos investimentos em produção, existirão ações-chave na área de Logística, que envolverão decisões estratégicas relacionadas a pessoas, processos, infra-estrutura física e tecnologia da informação.
Essas ações são imprescindíveis para a viabilização dos planos de expansão da empresa, e sem elas, a logística se constituirá no grande “gargalo” de seu negócio.
Infelizmente, poucas empresas realmente valorizam o desenvolvimento e a efetiva implantação de um Plano Diretor de Logística. Focam seus esforços e atenções para as iniciativas em Produção, Finanças, Vendas e Marketing, e esquecem que seus objetivos finais apenas serão atingidos a partir de uma bem estruturada rede logística.

2. Por que ter um Plano Diretor em Logística?
Diante dessa desafiadora realidade, torna-se imprescindível desenvolver e implantar um Plano Diretor em Logística, no qual serão definidas ações-chaves relativas à cadeia de abastecimento no curto, médio e longo prazo.
Acostumados a agir como verdadeiros “bombeiros”, apagando intermináveis incêndios, os profissionais da área logística pouco desenvolveram a visão tática e estratégica, dificultando o planejamento a médio e curto prazo.
Mas, afinal, por que desenvolver

Relacionados