Plano diretor de manaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

PLANO DIRETOR DE MANAUS

Disciplina: Planejamento Governamental

I - INTRODUÇÃO
O estado do Amazonas é sem dúvidas privilegiado pelas suas riquezas naturais. Sua capital Manaus teve origem em um pequeno arraial formado em torno dafortaleza de São José do Rio Negro, criada para guarnecer a região de possíveis investidas dos inimigos, em 1669. Erguida a base de pedra e barro, sem fosso e quadrangular, a construção foi chamada de Forte de São João da Barra do Rio Negro e ficava a três léguas da foz do rio. Durante 114 anos, o forte manteve suas atividades de defesa da região.
O apogeu da capital do Amazonas aconteceu com o "achado",por parte dos estrangeiros: o látex. Apoiada na revolução financeira e econômica proporcionada pela borracha, a antiga Manaus foi a cidade mais rica do País por muito tempo.
Manaus é o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil.  É uma cidade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo. É uma das cidades brasileiras maisconhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo, o que faz do município o décimo maior destino de turistas no Brasil. Manaus pertence à mesorregião do Centro Amazonense.
Manaus é o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil.  É uma cidade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo. É umadas cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo, o que faz do município o décimo maior destino de turistas no Brasil. Manaus pertence à mesorregião do Centro Amazonense.
Depois da borracha veio a Zona Franca de Manaus. A cidade ganhou um comércio de importados e depois um pólo industrial onde se concentram centenas de fábricas.Com a ZFM a capital voltou a experimentar um súbito crescimento demográfico.

Manaus pertence à mesorregião do Centro Amazonense. Destaca-se pelo seu patrimônio arquitetônico e cultural, com numerosos templos, palácios, museus, teatros, bibliotecas e universidades. É localizada no extremo norte do país, a 3.490 quilômetros da capital nacional.
Em 2008, o World Cities Study Group andNetwork (GaWC), do Reino Unido, incluiu o nome da cidade em uma lista de cidades classificadas por sua economia, cultura, acontecimentos políticos e patrimônios históricos. Manaus foi classificada na mesma categoria de outras áreas metropolitanas do mundo de grande destaque, como Ancara, Salt Lake City, Las Vegas, Liverpool e Marselha, sendo que a cidade ficou acima de outrascomo Tijuana, Sevilha, e Quebec. Manaus é também considerada como a capital brasileira que mais evoluiu em qualidade de vida nos últimos dez anos, além de ter sido escolhida como uma das doze sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.
De acordo com o histórico apresentado anteriormente, o presente estudo tem a finalidade de mostrar problemas encontrados no Plano Diretor da cidade de Manaus, bem como as estratégias elaboradas parasolucioná-los. E não menos importante, as potencialidades da cidade, toda a estrutura que será montada, e o que o governo está planejando para ela se tornar uma das sedes da Copa 2014.

II – PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO PLANO DIRETOR E SUAS ESTRATÉGIAS

Ao iniciar a leitura do Plano Diretor de Manaus percebemos que o primeiro problema identificado é a desvalorização da cidade perante as demaiscidades da região, e até do país. Além de a cidade ser ocupada de forma desequilibrada, e de algumas atividades produtivas serem realizadas de forma predatória, causando um desequilíbrio ambiental.
A estratégia proposta para este problema é a criação do Programa Manaus – Metrópole da Amazônia, que tem como objetivos: “I - identificar as ações dos governos estadual e federal, no Município e...
tracking img