Plano deaula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEXOS
PLANO DE AULA "RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

TEMA: respeito às diferenças.

SÉRIE: 2ª série.

OBJETIVOS:
· mostrar a importância dos valores existentes na sociedade;
· identificar a importância da ética no ambiente em que vivemos;
· mostrar a importância de uma verdadeira amizade e como devemos cultivá-la.


CONTEÚDOS:
· ética e moral;
· amizade;
· fábula “O leão e o ratinho”;
·“As três peneiras”.
AÇÃO DIDÁTICA

Como devemos cultivar a amizade?
Construir a ética para ser um bom cidadão.
Falar um pouco mais dos valores existentes no decorrer do nosso dia-a-dia.
Falar sobre a fábula.
ÉTICA E MORAL

A relação entre ética e moral nos remete a questão da cidadania em nossos dias. A cidadania seria a efetivação do homem na sociedade, a possibilidade de existência dohomem como ser moral e ético que aceita e respeita as normas sociais, objetivando a convivência em comunidade baseada no entendimento geral e no bem comum.
No sentido de normas ou regras adquiridas por hábitos de uma determinada sociedade que os considera como critérios válidos para a orientação do agir de seus membros. Os valores são entendidos como aquilo que é bom, útil, positivo, e que deveser realizado. Portanto, o agir humano é do ponto de vista moral, é fundada pelos valores éticos e morais.
O modo de agir humano é o modo de expressar sua conduta. A conduta que assume diante de problemas práticos encontrados no dia-a-dia, onde tem que escolher entre o sim e o não, mais tarde ou nunca, ajudar ou não ajudar alguém, falar ou não falar a verdade, enfim, devemos escolher como resolveros problemas ou ainda escolher não resolvê-los.
O comportamento humano apresenta-se como um fato, cabe a ética explicá-lo como seu objeto de reflexão. É papel de a ética explicar a razão de ser, da pluralidade e das mudanças de moral.
Ética representa um importante tema de estudos, uma vez que na atualidade o grande problema das sociedades é o agir humano.
Ser cidadão é ter o direito de serhomem, é pertencer à humanidade.
AMIZADE


Existem muitas maneiras de pensar e experimentar a amizade.
Pensa-se o que é uma amizade quando nos deparamos com algo próximo a ameaça de perdê-la, com atitudes inesperadas e indesejadas por parte dos amigos.
Um dos valores mais importantes para o ser humano é a amizade. A lealdade é parte de uma amizade genuína.. Estamos tratando a amizade como umvalor, e como tal, é importante perceber que muitas posturas impedem a construção da verdadeira amizade.
A amizade não combina com intolerância, egoísmo, mentira e falsidade. Desde as primeiras comunicações humanas, nas eras mais primitivas a espécie humana tratava seus companheiros de descobertas como grandes amigos. Com o passar do tempo, seus pensamentos foram se desenvolvendo e o seuaprendizado foi se ampliando.
O ser humano passou a sentir que a amizade une as pessoas, enriquece experiências e incentiva na tomada de atitudes úteis para si e para o próximo. A partir daí, cada indivíduo passou a compreender que no momento em que há uma junção de pessoas, com idéias diversificadas, tudo se tornou mais fácil e possível de ser alcançada.
A perseverança de uma verdadeira amizade é muitoimportante, para que isso aconteça é preciso ter senso de responsabilidade e compreender que todos somos filhos de um mesmo PAI.
O que realizamos nem sempre é tão belo quanto o que sonhamos. Mas, às vezes, nos acontecem coisas tão belas que nem sempre sequer havíamos sonhado, como uma verdadeira amizade.

O LEÃO E O RATINHO

O rei das selvas dormia sob a sombra de um carvalho. Aproveitando aocasião, um bando de ratos resolveu passar por cima dele para encurtar caminho.
_ Vamos, vamos,não há tempo a perder _ disse o líder do bando.
Quando faltava apenas um rato passar, o leão acordou e prendeu-o debaixo de sua pata.
_ Por favor, Majestade das selvas, não me esmague! _ implorou o ratinho.
_ E você tem alguma boa razão para que eu não faça isso? _ Bem... talvez um dia eu possa...
tracking img