Plano de tutoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Tutoria

1. O curso Formação pela Escola

1. O TUTOR E SEU PAPEL

Tutorar significa cuidar de, proteger, amparar, representar, defender e assistir.
A atividade de Tutoria, especialmente dentro do âmbito da educação a distância - EAD, diz respeito ao acompanhamento próximo e a orientação sistemática de grupos de alunos realizada por pessoas experientes na área deformação.
O TUTOR é um professor que atua nas situações programadas de ensino e aprendizagem e de orientação assistida nos processos de educação a distância da Programa de Formação pela Escola. É ele quem tem a relação direta com os alunos, auxiliando-os na compreensão e na aproximação dos conhecimentos utilizando-se de diferentes meios para o ensino dos conteúdos.
Entretanto, maisdo que conhecer os materiais de ensino que são disponibilizados aos alunos, bem como as tecnologias da informação e de comunicação, o tutor orienta a absorção dos conhecimentos, no dia-a-dia do processo educacional, facilitando e mediando ações de aprendizagem, motivando, acompanhando e avaliando os alunos.
É da responsabilidade do tutor o registro de todo o processo de acompanhamento decada um dos alunos sob sua orientação, além da participação no processo de avaliação do curso e da aprendizagem dos alunos
Além disso, a atividade de tutoria favorece a habilidade de trabalho em grupo, promove a cooperação e o estímulo constante de seus membros, a troca de mecanismos de enfrentamento de dificuldades, o respeito a objetivos comuns e especialmente uma análise não solitária emais criativa de problemas relacionados ao desenvolvimento da prática profissional futura.
O material que compõe este curso tem como base o material desenvolvido pelo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE é uma autarquia do MEC, que tem como responsabilidade principal executar as transferências automáticas e voluntárias de recursos públicos para garantir educação dequalidade a todos os brasileiros. Sendo assim, o FNDE desenvolve programas e ações de transferência de recursos para os estados, Distrito Federal e municípios.
O material didático na modalidade a distância é de fundamental importância, porque ele é a base para a construção dos conhecimentos que são selecionados para o processo de formação, tanto em sua dimensão profissional quanto na suadimensão política.

2. OBJETIVOS 

2.1. Do curso: o curso tem por objetivo criar condições para que o aluno possa:

a) Apontar estratégias de mobilização da comunidade por meio de ações que possibilitem a participação da comunidade; 
c) Utilizar ferramentas da gestão da qualidade no processo de resolução de problemas e na melhoria dos processos realizados; 
d) Fortalecer a gestão democrática dosprogramas, qualificando pessoas para exercerem o controle social dos recursos disponibilizados pelo MEC – FNDE.

2.2. DA TUTORIA:
o Estimular o interesse dos alunos pela atividade e discutir suas expectativas;
o Auxiliar os alunos em seu planejamento de como atingir os objetivos da formação;
o Permitir autonomia aos alunos para a seleção das questões a seremdiscutidas, assim como para o encaminhamento destas;
o Favorecer o desenvolvimento dos alunos em analisar problemas e raciocinar criticamente;
o Desenvolver e promover a comunicação dentro do grupo;
o Incentivar e reconhecer as contribuições dos alunos;
o Demonstrar interesse pelo desenvolvimento de cada aluno e do grupo como um todo;
o Avaliar de formacontínua sua própria atuação, bem como a de cada aluno;
o Identificar problemas, mas também qualidades e potenciais de cada aluno;
o Registrar as atividades realizadas nos seus pontos relevantes;
o Participar de encontros com outros tutores para discussão das atividades realizadas;
No desenvolvimento do curso, o tutor tem papel fundamental, principalmente no...
tracking img