Plano de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SOL ENCANTADO
Professora: Fabiani Pereira de Camargo
Área de conhecimento: Arte e Música
Turma :Estimulação Essencial Turno: Matutino
Período: Anual Ano: 2010






PLANO DE TRABALHO DOCENTE





1.Conteúdos:

Datas comemorativas, desenho, pintura, recortes e colagem, canções folclóricas e populares, desenholivre ou dirigido, expressão corporal ,gestual e dramatização , brincadeiras de imitação, apresentação das cores, trabalhos manuais com argila e massa de modela,discriminação auditiva, visual e espacial,- utilização de movimentos nas brincadeiras de roda e, na dança; brinquedos cantados ,-representação sonora ,diferenciação de timbres-, ritmos variados , ,modelos de interação musical utilizandoinstrumentos musicais de percussão, instrumentos de percussão, desenhos,brincadeiras,coordenação motora ampla e fina,técnicas de pintura;colagem e recorte.


2- Justificativa

Por vivermos em um mundo vibrante, rico em diversidades de cores, formas, movimentos e sons, a arte e a música têm um papel muito importante no desenvolvimento do aluno, pois o leva a perceber e expressar suassensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo e de si mesmo.
Nesse sentido propiciar ao aluno a oportunidade de interagir com a arte e a música é fazer com que ele aproprie-se progressivamente da imagem global de seu corpo, desenvolvendo uma atitude de interesse e cuidado com ele, levando a explorar possibilidades oferecidas pelos diversos materiais,instrumentos e suporte necessários para o seu fazer artístico.
É preciso compreender a importância do fazer artístico, como manifestação de atividade criativa do homem no mundo, para compreender. Assim a importância da arte na escola, respeitando suas especificidades, habilidades e suas dificuldades.


3- Encaminhamento Metodológico

As atividades serão trabalhadas de modo aoportunizar contatos com diversos materiais que fazem parte da sua criação artística, bem como da sua criação musical.
Serão desenvolvidas de maneira criativa, dando oportunidade de a criança criar e explorar os movimentos de seu corpo em brincadeiras infantis que envolvam o canto, gestos e movimentos simultâneos. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, dapintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação da criança.
A organização das atividades será realizada de modo que essas sejam significativas, centradas na criatividade, interesse, necessidades e potencialidades da criança através da exploração com o meio.



4.Recursos

Humano,CDs eDVDs,brinquedos, espelho, objetos sonoros, televisão, instrumentos musicais, massa de modelar, tintas, papel sulfite e diversos, tesoura, pincel, cola, e.v.a, giz de cera, e outros materiais diversos que possibilitem ao aluno realizar um trabalho criativo.


5.Avaliação

No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagemdos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.

5.1. Critérios
-Explora e identifica elementos da música para se expressar, interagir com os
outros eampliar seu conhecimento do mundo;
-Perceba e expressa sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;
-Proporciona à criança um efetivo sentir, pensar e expressar-se musicalmente;
-Desenvolve a capacidade sócio-afetiva e o cognitivo musical de forma integrada;
-Interesse pelas próprias...
tracking img