Plano de trabalho

Plano de Trabalho

A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver, enxergar", lugar de ver, ver o
mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o outro. Dessa forma,de acordo com a visão pedagógica, o teatro tem a função de mostrar o comportamento social e moral, através do aprendizado de valores e no bom relacionamento com as pessoas.
Os textos do teatroinfantil são adaptações de obras européias carregadas do
moralismo vigente na época. Portanto, o teatro infantil teve a sua origem na moral cristã, no didatismo e na moral européia, e este quadro só começaa mudar durante a década de 70, passando o teatro-infantil a ser um gênero específico.
O contato da criança com o teatro se dá basicamente pela escola ou pela igreja. É claro
que em ambas asinstituições o espetáculo é marcado mais pelo viés pedagógico do que pelo estético propriamente dito.
Trabalharemos com o teatro na sala de aula, não apenas fazer os alunos assistirem as peças, masrepresentá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve ovocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação,trabalha a cidadania, ética, sentimento, interdisciplinaridade, incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens; ajuda os alunos a se desinibirem-se e adquiriremautoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento.
Enfim, são incontáveis as vantagens em se trabalhar o teatro em sala de aula.
Na realização de cenasdramáticas destaca-se o exercício de fazer de conta, fingir,
imaginar ser outro, criar situações imaginárias, etc. São atitudes essencialmente dramáticas criadas pelo homem para desenvolver...