Plano de trabalho energias limpas e sustentaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS
LEILTON DE SOUZA PERES

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

UBERABA MG
2011
FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS
LEILTON DE SOUZA PERES

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Trabalho apresentado àMetodologia Científica da
Faculdade de Talentos
Humanos.
Prof.ª: Patrícia Rafaela.

UBERABA MG
2011
1. TEMA: Fontes de energiaslimpas e renováveis.

2. INTRODUÇÃO:

A questão energética interfere em todos os conjuntos das atividades econômicas e sociais do país.
Nas diversas atividades de produção ou na distribuição de consumo de bens e serviços é necessária a utilização cada vez maior de energia como resultado de um crescente desenvolvimento material.
As energias renováveis sãoconsideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.
As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários (não renováveis). Emprincípio, as fontes permanentes são aquelas que têm origem solar. Ainda assim, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que está a ser utilizado e os padrões de utilização dos recursos.
Assim, são considerados os combustíveis fósseis não renováveis já que a taxa de utilização é muito superior à taxa de formação do recurso propriamente dito, no desenvolvimento deste trabalho vamosapresentar algumas das principais fontes de energias limpas e renováveis.

3. JUSTIFICATIVA:
.A energia é indispensável à sobrevivência diária, pois proporciona "serviços essenciais" à vida humana - calor para aquecimento, para cozinhar e para atividades manufatureira, ou força para o transporte e para o trabalho mecânico.
Os sustentadores do desenvolvimento de uma nação é quedeveriam avaliar a disponibilidade de energia, o seu acesso à população e principalmente o nível de sustentabilidade da geração de energia.
As fontes energéticas que são representadas por combustíveis e pelo fornecimento de insumos energéticos são diversas e mal distribuídas pelo território nacional.
O papel do Estado deveria ser de promover parcerias na realização de pesquisasvisando o desenvolvimento e a difusão de tecnologia ambientalmente saudáveis. Atuando no estímulo do uso de fontes de energias limpas renováveis com racionalização do uso.
O preço de mercado de insumo energético convencional não reflete efeitos sobre o meio ambiente e nem sobre a qualidade da atmosfera (efeito estufa, chuva ácida, etc.). Ao país é fundamental que haja correção nasdistorções, proporcionando instrumentos para inibir forma de consumo indesejável, como por exemplo, a taxação seletiva e progressiva.

4. OBJETIVO:

Apresentar as principais fontes de energias limpas e renováveis.

5. MATERIAIS E METÓDOS COMO FORAM COLETADOS AS INFORMAÇÕES PARA O TRABALHO:

Leitura de conteúdos que se referem ao tema, e pesquisas on-line.6. REFERENCIAL TEÓRICO:

Livro verde sobre a Energia: estratégia europeia para uma energia sustentável, competitiva e segura.
Este Livro Verde deve servir como forma de ajudar a União Europeia a dotar-se de uma política energética segura, competitiva e sustentável. Pretende lançar ao Conselho...
tracking img