Plano de trabalho docente educação fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1549 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Ano: 5º

1. Conteúdos estruturantes

• 1º Semestre
-Esporte
-Jogos e brincadeiras

• 2º Semestre
-Dança

• 3º Semestre
-Lutas

• 4º Semestre
- Ginásticas

2. Objetivos
Os objetivos específicos que expressam o papel social da Educação Física para
educação de jovens e adultos são:
I. Valorizar a participação e a integração de todos os alunos.
Énecessário viabilizar um espaço para que as vivências de algumas práticas da
cultura corporal, relevantes para o aluno jovem e adulto, legitimem o trabalho com a timidez, a auto-estima, o convívio e conhecimento do corpo, assim como as relações interpessoais, necessárias ao desenvolvimento da cidadania.
II. Valorizar, apreciar e desfrutar da cultura corporal de movimento.
Deve-se criar condições dosalunos apreciarem eventos esportivos e culturais como torneios regionais, manifestações regionais como a capoeira, o bumba-meu-boi e outras danças, com o objetivo de valorizar essas produções culturais, para a ampliação do conhecimento histórico cultural e do olhar mais apurado para a estética gestual dessas manifestações.
III. Perceber e compreender as relações entre a cultura corporal e oexercício da cidadania.
É importante ter como objetivo, junto ao aluno jovem e adulto, uma prática pedagógica reflexiva, pela qual se explicitem as práticas exclusivas em torno do corpo e do movimento. Esse caráter excludente, que classifica os alunos em aptos e inaptos, hábeis e inábeis, faz parte da herança histórica da Educação Física, remonta aos tempos em que a concepção que validava a existênciada área era de natureza higienista, passando a seguir as fortes influências da educação militar. Na década de 70, visando á formação esportiva, a Educação Física escolar optou pelo modelo piramidal, ou seja, formar uma base escolar de alunos capacitados às atividades esportivas, da qual emergiriam talentos para representar o Brasil em competições internacionais. O modelo não deu certo, não seviabilizou o sonho da nação olímpica, a Educação Física escolar passou por uma crise de identidade, reformularam-se seus objetivos, iniciou-se a reflexão sobre os objetivos gerais para a educação básica e fundamental. O que permanece, apesar das mudanças dos referenciais conceituais da área, são as práticas pedagógicas seletivas presentes no Ensino Fundamental.
Aqui o aluno pode localizar parte de suahistória com a Educação Física e rever Os valores presentes no processo de ensino pelo qual passou, sua própria relação com a cultura corporal, além de poder posicionar-se contra os processos de exclusão, afirmando os valores de direito ao acesso a esse universo de conhecimento.
Incluir no processo de construção do conhecimento o debate de assuntos polêmico em torno das atividades físicas, doesporte espetáculo, do uso das imagens que representam saúde para estimular o consumo de produtos desnecessários, que valorize o pluralismo cultural, aliado ao estímulo a pesquisa, ao debate, ao confronto de opiniões, pode representar uma mudança na relação com o conhecimento, decorrendo em uma ampliação da observação crítica ao que se apresenta como verdade “científica”.
IV. Usufruir do lazer,resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida.
Torna-se fundamental abordar diferentes práticas da cultura corporal como forma de lazer, que é um importante direito social assegurado constitucionalmente. Devem ser oferecidas, ao aluno, condições para o exercício desse direito, assim como espaço para reflexões sobre as possibilidades de uso do tempo edo espaço em suas práticas corporais de lazer. Valorizar o tempo de lazer, como possibilidade de ampliação das relações interpessoais dentro da comunidade, é pensar em qualidade de vida que pode ser promovida por meio de algumas atitudes, como a reivindicação de espaços públicos para o lazer e a organização em torno da utilização desses espaços. Promover trabalhos em grupo para discutir a...
tracking img