Plano de rp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
LAMEGO AVENTURA



LICENCIATURA DE GESTÃO TURÍSTICA CULTURAL E PATROMONIAL / INFORMAÇÃO TUÍSTICA
DISCIPLINA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS

Autor (es):
Raúl Silva Nº 1962
André Marques Nº 2120
Leandro Silva Nº 2233
Sofia Fernandes Nº 2234

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 4

I - RELAÇÕES PÚBLICAS - NOÇÃO 5

II - RELAÇÕES PÚBLICAS - FUNÇÕES 6

III-RELAÇÕES PÚBLICAS – PLANO 7

IV – PROPOSTA E PLANO DE RP - LAMEGO AVENTURA 13
IV.1 – CARACTERIZAÇÃO DO MEIO ENVOLVENTE 13
IV.2 – IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS 15
IV. 3 – IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO- ALVO 15
IV.4 – MEIOS/ RECURSOS DE RP 16
IV.5 – CALENDARIZAÇÃO E ORÇAMENTAÇÃO 18
IV.6 – AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS 19

CONCLUSÃO 21

BIBLIORAFIA 22

ANEXOS 23

INTRODUÇÃO
Este trabalhofoi proposto pelo docente Henrique Almeida no âmbito da disciplina de Relações Públicas e Humanas.
O objetivo principal deste trabalho é a elaboração de um Plano de Relações Públicas de uma entidade já existente ou criada por nós próprios. Assim sendo, o grupo optou por criar uma empresa de animação turística denominada de Lamego Aventura, sedeada em Lamego.
No mundo globalizado de hoje, comabundância de empresas de diversos ramos, em que as relações giram em torno da imagem é necessário um diferencial para que a organização possa alcançar reconhecimento sucesso. É neste contexto que a imagem é tudo para uma empresa.
Basicamente o pretendido é analisar as teorias sobre como o profissional de Relações Públicas trabalha e formula a imagem de uma empresa, tornando-a uma estratégicacompetitiva, assim como investigar a importância deste junto de uma organização.

I - RELAÇÕES PÚBLICAS - NOÇÃO
Há inúmeras definições de RP, muitas das quais tão gerais e vagas que pouco significam para o leitor que procura uma definição específica e descritiva da matéria. A seguinte é uma típica definição geral do Bertrand Canfield: «RP são uma filosofia de administração que coloca os interesses dopúblico em 1º lugar, em qualquer atitude ou decisão. Expressa-se em políticas que se levam ao público, para assegurar a compreensão e obter boa vontade.»
A definição conceitual da associação Brasileira de Relações Públicas sobre a atividade dos profissionais de Relações Públicas é:
Relações Públicas são a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo que visa estabelecer e manter acompreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os públicos aos quais esteja direta ou indiretamente ligada
J. Martins Lampreia diz-nos que «as RP são uma técnica de comunicação bilateral que visa, através dos vários media e da comunicação pessoal, transmitir uma mensagem objetiva subordinada a uma política de verdade com fim informativo.»
Resumindo, RP podem ser consideradas como umatécnica de comunicação bidirecional que tem como principal objetivo a criação de um clima favorável de entendimento mútuo entre uma organização e os seus públicos através de uma política de informação e de verdade.

II - RELAÇÕES PÚBLICAS - FUNÇÕES
As funções de Relações Públicas estão expressas no decreto n.º 63.283, de 26/9/1968, que regulamentou a profissão. Consideram-se atividadesespecíficas de Relações Públicas as que dizem respeito:
à orientação de dirigentes de instituições públicas ou privadas na formulação de políticas de Relações Públicas; à promoção de maior integração da instituição na comunidade; à informação e a orientação da opinião pública sobre os objetivos elevados de uma instituição; ao assessoramento na solução de problemas institucionais que influem na posiçãoda entidade perante a opinião pública; ao panejamento e execução de campanhas de opinião pública; à consultoria externa de Relações Públicas junto a dirigentes de instituições; ao ensino de disciplinas específicas ou de técnicas de Relações Públicas.
O departamento de RP tem como principal função ser os olhos e os ouvidos da Administração, a quem deve informar constantemente a situação...
tracking img