Plano de recursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Atualmente a tecnologia da informação (TI) é um dos componentes mais importantes para as empresas crescerem no mercado, com isso, as organizações brasileiras têm utilizado ampla e intensamente essa tecnologia, tanto em nível estratégico como operacional.
Hoje, toda e qualquer empresa necessita de informações mais precisas sobre as suas atividades. A empresa que não possuiinformatização sofre com a manipulação de dados de forma manual, gastando mais tempo e recursos para produzir as informações. Já as empresas que têm um grau de informatização mais elevado geram um volume maior de informações em um curto espaço de tempo e com custo mais reduzido, possibilitando assim, formular com mais precisão e relevância um plano bem definido dos objetivos estratégicos da empresa.
Osempresários sentem a necessidade de obter um sistema de informação dentro da empresa que facilita a captura, processamento e exposição de dados e informação sobre diversas áreas dos seus negócios, informações obtidas de forma rápida e de fonte segura, podem ajudar mais efetivamente na tomada de decisão e nos objetivos estratégicos da empresa.

2. PLANO DE RECURSOS
O objetivo dos empresários éobter um maior potencial competitivo e lucratividade com a empresa, com o uso da TI pode tornar-se mais real se houver um planejamento de informatização bem estruturado.
O planejamento dos recursos envolve determinar quais recursos físicos (pessoas, equipamentos e materiais) serão utilizados, e a quantidade que serão necessárias para ser usadas, e quando elas serão necessárias para as realizaçõesdas atividades do sistema, isso deverá estar firmemente sincronizado com a estimativa dos custos.
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) identifica os produtos e os processos do projeto que necessitarão de recursos e, conseqüentemente, é a entrada fundamental do planejamento de recursos. Quaisquer saídas relevantes dos outros processos de planejamento devem ser fornecidas através da EAP, paragarantir o controle apropriado.
As informações históricas sobre a empresa devem ser usadas, quando disponíveis, para ações relativas aos tipos de recursos que foram requeridos em trabalhos similares de projetos anteriores. O planejamento da informática deverá ter como escopo, um documento com diretrizes que oriente todos os setores da organização sobre direção futura dos recursos da TI, padrões,procedimentos e políticas a serem empregadas. A declaração do escopo contém a justificativa e os objetivos do projeto e ambos devem ser considerados, explicitamente, durante o planejamento de recursos.
Políticas Organizacionais: As políticas da organização, relativas tanto ao quadro de pessoal quanto a aluguel ou compra de suprimentos e equipamentos, devem ser consideradas durante o planejamento dosrecursos.
Este plano de TI deverá ser o ponto de partida para investimentos em tecnologia, e deverá fazer parte dos planos de orçamentos e do setor tecnologia da informação. Visando orientar o planejamento de uso da TI para além das suas funções básicas, e aumentar o grau de importância estratégica dentro das empresas, é necessário à análise da situação atual de pontos importantes da empresainterna e externamente. Para tanto, é necessário um trabalho de análise do seu posicionamento estratégico, sua estrutura interna, sistemas e métodos de trabalho, bem como dos fluxos atuais de informações. O poder de integração que a tecnologia da informação fornece é de vital importância para que o planejamento de informática possa ser ligado diretamente aos objetivos da organização. As empresas, hojeem dia, são dependentes da tecnologia da informação, em maior ou menor grau, tanto para obter uma melhor relação entre o setor operacional e o setor organizacional quanto para definir a própria existência da organização no meio competitivo. A Figura 1 ilustra as bases que são essenciais para a estruturação do plano de informatização, e o que se pode esperar da informática, além do tradicional...
tracking img