Plano de pesquisa mercadologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia SENAC Caçador.


Adriana Aparecida do Amaral Huçulak
Cassia Regina Fagundes
Dione Gomes
Felipe Ramos
Simone Emanuele de Lima
Ricardo Mota de Oliveira





PLANO DE PESQUISA MERCADOLOGICA PA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC CAÇADOR














Caçador / SC
2009


Adriana Aparecida do Amaral Huçulak
Cassia Regina Fagundes
Dione GomesFelipe Ramos
Simone Emanuele de Lima
Ricardo Mota de Oliveira








PLANO DE PESQUISA MERCADOLOGICA PA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC CAÇADOR

Atividade de pesquisa mercadológica desenvolvida na Faculdade de Tecnologia Senac Caçador, sob orientação Profª Mst.Michelle Sprandel da Silva na disciplina de Fundamentos de Marketing.







Caçador / SC
2009

1. Introdução

Adiferença entre dados e informações é que, enquanto os dados são coletáveis de fatos brutos, informações representam à organização seletiva e a interpretação imaginativa desses fatos.
Theodore Levitt


A pesquisa de mercado gera, logicamente, informação. Mas, é apenas o seu estágio inicial. A pesquisa expõe potencialidades e fraquezas, fortalezas e fragilidades.Internas e externas à empresa, à instituição. É a base para suposições, o elemento de previsões, o cenário de competitividade, marco de objetivos, rumo de programas, dimensão de investimentos, estabelecimento de metas, ferramenta indispensável da administração planejada.

Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação – informaçãousada para identificar e definir as oportunidades e problemas de marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing, e aperfeiçoar o entendimento de marketing como processo. Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisaos resultados e comunica os achados e suas aplicações.



2. Tema

Pesquisa mercadológica nas áreas de ensino de Informática, Saúde e Gestão; para que a FACULDADE SENAC CAÇADOR possa ampliar seu portfólio de cursos no nível de pós-graduação.




3. OBJETIVOS

Principal (is):

Proporcionar a FACULDADE SENAC CAÇADOR subsídios necessários à expansão de seus serviços em nível deespecializações nas seguintes cursos, IDENTIFICANDO:
Pós- graduação:
- Gestão estratégica empresarial
- Segurança da informação
- Gestão estratégica de Pessoas
- Gestão de Moda e Marketing
- Gerenciamento de projetos
- Estratégias financeiras e de custos
- Desenvolvimento cognitivo
- Artes visuais – EAD
- Educação Ambiental – EAD
- Educação à distância – EDA
- Gestão Educacional - EADSecundário (os):
- Imagem da Instituição Faculdade SENAC Caçador
- Avaliação dos concorrentes
- Instituição de escolha para cursos de Pós- graduação

.

4. METODOLOGIA

Pesquisa: Quantitativa -> Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las Requer o uso de técnicas estatísticas.

Tipo depesquisa: Descritiva –> Caracteriza-se por possuir objetivos bem definidos, procedimentos formais, serem bem estruturais e dirigidas para a solução de problemas ou avaliação de alternativas de cursos em ação.

Fonte de dados: Primária ->São aquelas que nunca foram coletados antes, estando ainda em posse dos pesquisados, e que são coletados com o propósito de atender as necessidades especificasda pesquisa em andamento.

Instrumento de coleta de dados: Questionário estruturado -> Documento através do qual as perguntas e questões são apresentadas aos respondentes e onde são registradas as respostas e os dados obtidos.

Método de coleta de dados: Entrevista pessoal -> Consiste em que o entrevistador e o entrevistado obtenham contato pessoal para que os dados sejam levantados.

*...
tracking img