Plano de pesquisa esmeralda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de pesquisa Para ESMERALDA

INTRODUÇÃO

O requerente com este Plano, se propõe explorar esmeralda para ser utilizada como gema, e tem, portanto, por intenção primordial ao requerer esta área, verificar a possibilidade de aproveitamento econômico da possível jazida a ser descoberta, considerando-se que o município de Anajé é tradicional produtor desta valiosa gema.
*
GeneralidadesLocalização e acessos

A área requerida situa-se no município de Anajé/BA, na zona rural, distante aproximadamente 5 km da sede do município. O acesso é feito por estrada vicinais a partir da rodovia BA-630.

Fisiografia

A região onde está situada a área requerida caracteriza-se por um clima Sub-úmido a seco, com índice de precipitação anual baixo havendo pouco excedente hídrico.

Avegetação é arbustiva, esparsa, do tipo caatinga, contendo diferentes espécies de pequeno e médio portes, predominando plantas xerófitas. Nos vales mais úmidos e próximos de rios e riachos, é possível ainda encontrar restos de pequenas florestas com árvores de porte mais avantajado.

A rede hidrográfica está subordinada à bacia hidrográfica do Rio Pardo, estando representado localmente pelo RioGavião.

O relevo está inserido na unidade geomorfológica denominada Planalto Sul Baiano, exibindo um relevo com pouco movimento a plano, e altitudes em torno de 970m.

Os solos geralmente são de pouca espessura e ácidos. Porém nos vales, eles são mais espessos e se tornam mais básicos. No topo das elevações sempre ocorrem residuais lateríticos, alguns mineralizados.

GEOLOGIA REGIONALNo Bloco Gavião, região de Brumado, as seqüências vulcanossedimentares, ou apenas metassedimentares, consistem em várias faixas estreitas, isoladas, encravadas em rochas gnáissico-migmatíticas do embasamento do Cráton do São Francisco. Aí, são descritas as seqüências de Ibitira-Brumado (APib), Bate-Pé (APbp) e de Licínio de Almeida (APla) (Fig. III-1 e Fig. III-2).

Nas faixas que compõem oComplexo Ibitira-Brumado e a seqüência de Licínio de Almeida, Moraes et al. (1980) descrevem:
(i) rochas anfibolíticas de derivação basáltica e gabróica, intercaladas com metassedimentos químicos (BIFs, mármores, rochas calciossilicáticas);
(ii) rochas metaultramáficas;
(iii) rochas carbonáticas, com predominância de calcita mármores e mármores dolomíticos;
(iv) formações ferríferas bandadas (BIFs)metamorfizadas na fácies anfibolito;
(v) quartzitos bandados e quartzitos calciossilicáticos e, finalmente
(vi) vulcanitos félsicos milonitizados. Pequenos corpos graníticos intrudem essas litologias supracrustais.

Com exceção da faixa de Licínio de Almeida, onde as litologias encontradas são essencialmente de natureza metassedimentar, química e pelítica, nas demais faixas observa-se apresença de rochas de provável derivação vulcânica. Desse modo, existe a possibilidade dessas faixas constituírem uma ou mais seqüências vulcanossedimentares do tipo "greenstone". No geral, são poucos os dados disponíveis sobre essas seqüências, a maioria deles concentrada no âmbito do Projeto Brumado-Caetité, realizado pela CPRM (Moraes et al. 1980). Análises químicas de alguns metabasitos, listadasnesse Projeto, apontam para a existência de protólitos basálticos toleíticos, de possível natureza oceânica. O metamorfismo varia do fácies xisto-verde a anfibolito e não existem, até o momento, dados radiométricos disponíveis sobre as rochas supracrustais. Uma datação geocronológica realizada em um corpo granítico, intrusivo nos gnaisses do embasamento, revelou uma idade Rb-Sr da ordem de 2,0 ± 61Ga, com razão inicial de 0,705 (Brito Neves et al. 1980). Trabalhos recentes, ainda em realização pela CBPM (Cunha et al. a, b, no prelo), detectaram a presença de rochas ultramáficas com texturas "spinifex" preservadas, confirmando assim a existência de litologias komatiíticas nesse pacote de supracrustais. Esses trabalhos certamente irão elucidar outras questões relativas à natureza dos...
tracking img