Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um Plano de Negócio?
O Plano de Negócio é um documento que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento, com o objetivo de analisar sua potencialidade e viabilidade, facilitando sua implantação.

O Plano de Negócio também é um importante instrumento de ajuda ao empresário para enfrentar obstáculos e mudanças de rumos na economia ou noramo em que atua.
Para os empreendedores, que costumam ser mais realizadores do que redatores de propostas, uma ferramenta extremamente útil.

Um bom plano é uma peça indispensável para o sucesso de qualquer negócio.
Para que serve o Plano de Negócio?
a) Examina a viabilidade do empreendimento nos aspectos mercadológico, financeiro e operacional.
O PN permite desenvolver idéias a respeitode como o negócio deve ser conduzido. É uma oportunidade para refinar estratégias e cometer erros no papel em lugar da vida real, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, tais como o mercadológico, o financeiro e o operacional.
b) Integra o Planejamento Estratégico
O PN é uma ferramenta pela qual o empresário pode avaliar o desempenho atual da empresa ao longo do tempo.Por exemplo: a parte financeira de um plano de negócios pode ser usada como base para um orçamento operacional e ser cuidadosamente monitorada, para se verificar o quanto a empresa está se mantendo dentro do orçamento. A esse respeito, o Plano pode e deve ser usado como base para um planejamento estratégico.
Depois de decorrido algum tempo e, a partir de então, periodicamente, o PN deve serexaminado, para se ver onde a empresa se desviou do rumo e se esse desvio foi benéfico ou danoso e como ela deverá operar no futuro.
c) É ferramenta de negociação e ajuda a levantar recursos
A maior parte dos financiadores ou investidores não colocará dinheiro em uma empresa sem antes ver o seu plano de negócio. O empreendedor poderá não ser levado a sério, nem mesmo convidado a voltar. O planopode ser usado como uma ferramenta de negociação e contribui para aprovação de empréstimos nos bancos e acesso a linhas de financiamento. Um velho axioma ensina que se deve “ser claro a respeito do que se deseja do investidor, mas vago a respeito naquilo que está disposto a ceder”.
A quem se destina
O Plano de Negócio é um documento confidencial. Deve ser distribuído somente àqueles que têmnecessidade de vê-lo, tais como a equipe gerencial, conselheiros profissionais e fontes potenciais de recursos.
3.1 Público-alvo
• Mantenedores de Incubadoras – iniciação de empresas, com condições operacionais facilitadas, mantidas por instituições de classe, centros de pesquisas, órgãos governamentais;
• Parceiros – para definição de estratégias e discussão sobre formas de interação entre aspartes;
• Bancos – para pleitos de financiamentos de equipamentos e instalações, capital de giro, expansão da empresa, etc.
• Investidores – entidades de capital de risco, pessoas jurídicas, bancos de investimento etc.
• Fornecedores – para negociação na compra de mercadorias, matéria-prima e formas de pagamentos;
• A própria empresa – para comunicação, interna, da gerência com o conselho deadministração e com os empregados (comprometimento mútuo de metas e resultados);
• Clientes – para venda do produto e/ou serviço e publicidade da empresa;
• Sócios – para convencimento em participar do empreendimento e formalização da sociedade.
A apresentação do Plano de Negócio é formatado mais objetivamente nas ênfases relacionadas com o público específico.
3.2 Cuidados importantes aoredigir um Plano de Negócio
As fontes de financiamento não vêem com bons olhos um plano que está sendo “leiloado” por aí. O ideal é que seja enviado para poucos, no máximo dez fontes financeiras. Nunca se deve enviar os planos às fontes financeiras em seqüência. Esta abordagem pode adiar por anos um sucesso.
Ao determinar a quem enviar o plano, pesquise cuidadosamente que espécies de fontes estão...
tracking img