Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um setor que cresce em média 20% ao ano nos últimos anos, que faturou R$ 15 bilhões no ano passado, e que mesmo assim, um de seus representantes afirma que ainda é visto pelo mercado como o “patinhofeio” da economia, especialmente do sistema bancário. Estes são os números das empresas de recuperação de crédito no Brasil, uma atividade que ainda é vista com carga muito negativa, pela própriaatividade que exerce, mas que se profissionaliza mais a cada ano, e que trabalha para melhorar sua imagem.
O diretor executivo da Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito, Vicente dePaula Oliveira, afirma que, ao contrário do que se pensa, o aumento da inadimplência não é bom para o segmento. “Para nós, o que é realmente interessante é a retomada da cidadania pelo devedor, uma‘readimplência’. Até porque a inadimplência não acontece somente por descontrole do devedor. Fatores como desemprego e problemas de saúde na família podem acontecer a qualquer momento”, afirma.
Os númerosapresentados por Oliveira são uma estimativa da entidade, baseada em uma comissão média de 11% cobrada pela recuperação. Esse mesmo levantamento estima que as empresas de recuperação de créditoinjetaram de volta na economia cerca de R$ 140 bilhões em 2010.O setor também mostra um número que é, segundo o próprio diretor da Aserc, o mais importante de todos. As empresas de recuperação de créditoempregavam, até o final do ano passado, 350 mil pessoas em todo o País. “Deste total, dois terços atuam na parte operacional, na linha de frente. O restante é composto por gerentes e executivos”,explica Vicente de Paula Oliveira.
Ele conta ainda que o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 1990, foi um marco de evolução para as empresas de recuperação de crédito. “Antes, asempresas pegavam a carteira dos donos do crédito, geralmente bancos, recuperavam 100 e alegavam ter recuperado 70, além de pedir a comissão. Hoje, é tudo eletrônico, as empresas já emitem o boleto de...
tracking img