Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - INDUSTRIAL
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARQUILENE SILVA COSTA
NATANA SOARES DA SILVA

PLANO DE NEGÓCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE EMPRESAS



Sinop/MT
2011

MARQUILENE SILVA COSTA
NATANA SOARES DA SILVA

PLANO DE NEGÓCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE EMPRESAS

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica como requisito parcial para um das avaliações do 3°Semestre do departamento de Ciências Contábeis - UNIC Sinop – MT.
Orientador: Prof.° Patrícia Castelo Branco do Vale.

Sinop/MT
2011

PLANO DE NEGÓCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE EMPRESAS

RESUMO
Este trabalho tem como foco realizar um estudo de viabilidade para implantar uma empresa que trabalhe com diferencial no atendimento e com a qualidade. Tem como objetivo apresentar, através de uma pesquisabibliográfica, os caminhos para a implantação de uma empresa. Deste modo, o presente trabalho apresenta-se como relevante ao enfatizar uma contribuição teórica para os empreendedores, por meio de um estudo bibliográfico sobre o plano de negócios para a implantação de empresas mostrando os caminhos que direcionam o estudo, considerando o plano de negócio como um instrumento que orienta o propósitonegocial, pois é importante planejar e avaliar antecipadamente os riscos inerentes aos investimentos.

Palavras-chave: Viabilidade econômica, Implantação, Plano de negócio.

1. INTRODUÇÃO

As mudanças no mercado de trabalho ocorrem diariamente, fazendo com que as pessoas procurem realizar seu próprio empreendimento ao invés de um trabalho assalariado, quando tem de obedecer ordens, horários,regulamentos e a própria concorrência de um mercado de trabalho, onde o emprego está cada vez mais escasso.
A crise na oferta de empregos formais se torna cada vez mais forte e os poucos que restam exigem, muitas vezes uma grande qualificação como a escolaridade superior com salários pouco atrativos, que levam as pessoas procurarem montar seu próprio negócio, almejando a independência tanto trabalhista(trabalhar sem patrão) como financeira. Estes fatores contribuem para o crescimento do empreendedorismo e, quase sempre tem seu início no mercado informal.
Como existem poucas qualificações para os negócios a que se propuseram, grande parte destes empreendimentos fracassam porque não há, por grande parte do empreendedor, a preocupação com um planejamento adequado dos negócios e que este desenvolvaum certo conhecimento no ramo de negócio desejado.
Desse modo, os novos empreendedores devem se preocupar e informar mais acerca do ramo de atividade que pretendem atuar, ou seja, devem realizar um estudo antecipado sobre a sua proposta de empreendimento, elaborando um plano de negócios, onde constem as fases e etapas do processo operacional e financeiro que evidenciem sua viabilidade econômicae financeira.
O objetivo deste trabalho é buscar conhecimentos em relação a viabilidade econômica e financeira e apresentar através de uma pesquisa bibliográfica, os caminhos para a implantação de uma empresa.







2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Empreendimento

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorandoas condições de vida da população. É, também, um fator importantíssimo na geração de empregos e renda. Algumas características de um empreendedor de sucesso são: criatividade, capacidade de organização e planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade para trabalhar em equipe, gosto pela área em que atua, visão de futuro e coragem para assumir riscos, interesse em buscar novasinformações, soluções e inovações para o seu negócio, persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas), saber ouvir as pessoas e ter facilidade de comunicação e expressão.
Para Chiavenato (2004, p. 4) “empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidade e inovando continuamente”. Afirma ainda...
tracking img