Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO

Cada dia as pessoas tem trabalhado mais e se divertido menos. Basta ligarmos uma TV ou ouvirmos o radio para ter noticias do quanto às pessoas vivem estressadas ultimamente, mas basta pensarmos um pouco e veremos que todo este stress tem haver com trabalho.

As pessoas tem realmente trabalhado demais. E acabam não percebendo que não estão sendo produtivas. Não estão dando conta dotrabalho, então começam a fazer horas extras, trabalhar em casa a noite ou nos fins de semana. E a solução para este problema é simples: “Parar, Observar e Ouvir”.

Como diz no livro “Café com Eficiência”, basta você entender a diferença entre trabalhar muito e realmente ser produtivo.

A DIFERENÇA ENTRE TRABALHAR MUITO E SER PRODUTIVO

Muita gente acreditava que os avanços tecnológicosajudariam as pessoas a serem mais produtivas no trabalho e terem mais tempo disponível para a vida pessoal. Isso não passa de um mero engano, pois atualmente as pessoas têm aumentado a cada dia suas horas trabalhadas, tentando produzir cada vez mais, mas sempre há algo para terminar, atividades adiadas e tarefas atrasadas. Isso faz com elas se sintam improdutivas, dando a elas a sensação de que quantomais horas passam trabalhando menos produzem, mas isso não é apenas uma sensação, é o que realmente acontece nas empresas, quanto mais horas ininterruptas trabalham menos produzem.

Trabalhar não significa produzir, você pode trabalhar sem interrupção por um dia inteiro e mesmo assim ao final do dia não ter produzido nada. Em meio ao corre-corre do dia-a-dia, nos preocupamos demais em trabalhar,dar conta de todas as atividades que devem ser feitas, ficamos tão obcecados por nosso trabalho e acabamos ficando alheios ao que acontece a nossa volta, não prestamos atenção, nossa vida pessoal é relegada a segundo plano, fazendo com que as pessoas que amamos se afastem de nós. Assim vamos ficando emocionalmente abalados, depressivos e com isso a cada dia que passa nossa produção diminui e pormais que possamos tentar, aumentando as horas de trabalho, produziremos menos a cada dia.

Segundo Gutemberg de Macedo, presidente da Gutemberg Consultores, evitando alguns desperdiçadores de tempo no ambiente de trabalho conseguiremos ser mais produtivos tanto pessoal quanto profissionalmente: “Podemos citar como razões que contribuem para a improdutividade o excesso de burocracia, a falta demotivação e de engajamento pessoal e as reuniões que não agregam valor aos negócios (na maioria das vezes, elas são desmotivadoras)”. O primeiro passo para utilizar o tempo a seu favor é entender a diferença entre trabalhar muito e ser realmente produtivo. “Ser produtivo significa fazer o que tem de ser feito de maneira excelente. Fazer mais com menos em todos os sentidos – recursos humanos,financeiros, tecnológicos, etc.”, explica Gutemberg. Assim, não adianta uma pessoa permanecer longas horas na empresa se faz o mesmo trabalho inúmeras vezes ou não agrega valor para a organização.

Entendido isso, confira a seguir outras cinco maneiras de melhorar sua produtividade profissional:

1. Entenda a real importância de seu trabalho

Quando não compreendemos os objetivos da companhianem como ajudar a atingi-los, perdemos tempo com tarefas desnecessárias ou menos importantes, gerando retrabalhos e, até mesmo, insatisfação. Para evitar que isso aconteça, reflita sobre seu papel dentro da empresa e, se achar necessário, esclareça com seu chefe quais são suas prioridades de acordo com as expectativas da organização.

2. Mantenha-se motivado

É importante renovar diariamentea energia empenhada para atingir os resultados. O primeiro passo é perceber a importância de cada atividade que desenvolve para você e a empresa conquistarem as metas almejadas. Depois, é fundamental compreender que sempre haverá dificuldades e obstáculos e que você precisará passar por eles, assim como dias em que será mais difícil suportar as pressões e problemas.

3. Planeje-se de...
tracking img