Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL



As empresas não agem na base da pura improvisação, E nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível. E da primeira vez e sem erro.

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, comoorganização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.

No fundo, o planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários paraatingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-lo com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequencia.

O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinharo futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvidas. Trata-se de combater a mentalidade simplista nas organizações, tornando-as mais reativas às ocorrências do que proativas em relação prováveis aoseventos em um mundo repleto de mudanças cada vez mais rápidas é intempestivas. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros – uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas.











ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO



O planejamento é elaborado de meios diferentes nosvários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento:



1. Planejamento Estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são:




• É projetado para o longo prazo: seus efeitos e conseqüências estendem-se por vários anos.• Envolve a empresa como uma totalidade: abrange todos os seus recursos a áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização.

• É definido pela cúpula da organização: situa-se no nível institucional, corresponde ao plano maior ao qual todos os demais planos estão subordinados.

• É voltado para a eficácia da organização: alcançar seus objetivos globais,apresentar resultados. Esse é o sentido da excelência organizacional.



2. Planejamento Tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são:




• É projetado para o médio prazo: em geral correspondeao exercício anual ou fiscal da empresa, isto é, 12 meses.
• Envolve cada departamento ou unidade de organização: abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais.
• É definido no nível intermediário da organização: para cada departamento ou unidade da empresa.
• É voltado para a coordenação e integração: diz respeito às atividades internas daorganização.


3. Planejamento Operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Suas principais características são:

• É projetado para o curto prazo: para o imediato e normalmente lida com o cotidiano e com a rotina diária, semanal ou mensal.
• Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente: preocupa-se com o alcance de metas específicas....
tracking img