Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de negócios
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
| Um editor detectou que as dicas e as sequências de passos descritos podem não ser de natureza enciclopédica.
Por favor consulte o que a Wikipédia não é e tente resolver estas objeções na página de discussão deste artigo.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feitoautomaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:não-enc}} | |

| Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior. | |
Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, umnegócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.
Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.
De acordo com o pensamento moderno, a utilizaçãode planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistémico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e acções da organização; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações. é uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. Oplano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.
O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.
Para E. Bolson, plano de negócio "é uma obra de planejamento dinâmico quedescreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros"[1]. Segundo o mesmo autor, a estratégia de inserção no mercado talvez seja a tarefa mais importante e crucial do planejamento de novos negócios.
Índice [esconder]  * 1 Contexto e objetivos * 2 Convenções mais utilizadas * 3 Estrutura de um plano de negócios * 3.1 Capae sumário * 3.2 Sumário executivo * 3.3 Planeamento estratégico do negócio * 3.4 Descrição da empresa/empreendimento * 3.5 Produtos e serviços * 3.6 Análise de mercado * 3.7 Plano de marketing * 3.8 Plano financeiro * 3.9 Anexos * 4 Como manter atual um Plano de Negócios? * 5 Erros que se podem evitar graças a um Plano de Negócios * 6 Referências * 7Ver também * 8 Referências |
[editar] Contexto e objetivos
O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias a respeito dos negócios do empreendimento (culminando com a produção de um documento de referência), pode ser visto como uma etapa no processo empreendedor:
Identificar e avaliar a oportunidade → Desenvolver o plano de negócios
→ Determinar e captar os recursosnecessários → Gerenciar o empreendimento criado
A existência de um plano estratégico aumenta a possibilidade de uma empresa aproveitar potencialidades e oportunidades atuais e futuras, ao mesmo tempo que permite reduzir a probabilidade de restrições e ameaças, podendo, a partir delas, prever boa parte dos riscos e situações operacionais adversas.
Um plano de negócios deve possuir todo um conjuntode características específicas de forma a ser suficientemente flexível para se ajustar à evolução do meio envolvente, pois se não puder ser implementado pelos próprios executantes, a sua utilidade para a empresa é reduzida.
Em sentido lato, o Plano de Negócios é um documento resultante de uma metodologia de planejamento que define o ponto de partida e os objectivos da empresa e traça o...
tracking img