Plano de negocios trigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 95 (23678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
U.F.G.D |

U.F.G.D |

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE ENGENHARIA - FAEN
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS







PROJETOS AGROINDUSTRIAIS

Prof. DSc. Gerson Ribeiro Homem
Eng. de Alimentos. Consultor, Instrutor e Pesquisador
Área: Informática Aplicada à Agroindústria.
Alimentos Funcionais.
Tecnologia Limpa - Biomassa.
Modelos de Produção deAlimentos e Energia Sustentável.

DOURADOS/MS
Agosto 2010
1 – INTRODUÇÃO



Nos últimos anos, o interesse na agroindústria, principalmente na de pequeno porte como oportunidade de geração de emprego e renda no meio rural, tem crescido de forma muito significativa no Brasil. Vários programas governamentais nos níveis municipal, estadual ou federal foram criados nos anos iniciais da primeiradécada dos anos 2000 e estas estimulam implantação de novas agroindústrias ou formalizar aquelas já existentes.
Este interesse nos empreendimentos agroindustriais está associado ao dinamismo dos agronegócios e aos efeitos multiplicadores dos investimentos realizados neste setor. Sabe-se que a agroindústria proporciona meios efetivos para a fixação do homem no campo, gerando empregos diretos eindiretos e possibilitando a agregação de valores aos produtos aos produtos primários. Ademais, contribui para a geração de renda no meio rural e seus investimentos não oneram a balança comercial, por estarem concentrados em tecnologias e equipamentos nacionais.
O setor agroindustrial é, reconhecidamente, um dos mais dinâmicos da economia brasileira, sendo responsável por parcela significativa dasexportações e líder das estatísticas de geração de emprego e de números de estabelecimentos industriais.
Como ocorre em qualquer projeto de investimentos, a implantação de novos empreendimentos agroindustriais deve ser precedida por estudos que permitam avaliar a sua viabilidade técnica-econômica. Estas análises requerem a consideração de grande número de variáveis relacionadas aos mercados,processos tecnológicos, equipamentos, custos de produção, formas de financiamento, rentabilidade etc., para que o investidor possa tomar a decisão de investir.
A avaliação de projetos de investimentos comumente envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. (BRUNI et al. 1998)
A análise econômica consiste em fazer estimativas de todo o gasto envolvido com oinvestimento inicial, operação e manutenção, custos de combustível e receitas geradas durante um determinado período de tempo, para assim montar-se o fluxo de caixa relativo a esses investimentos, custos e receitas e determinar quais serão os indicadores econômicos conseguidos com esse empreendimento. Comparando-se esses indicadores econômicos com o que se espera obter com alternativas deinvestimento de capital, pode-se concluir sobre a viabilidade do empreendimento.
Determinar a viabilidade de um negócio não garante que ele receberá financiamento ou que será implementado – muitas outras coisas fora do seu controle podem dar erradas – mas isto irá preparar o terreno para que se apresente o negócio a pessoas sensatas que participem técnica e financeiramente dele. O objetivo de uma análisede viabilidade é que possa demonstrar que partes do negócio podem ser colocadas juntas, de uma maneira adequada o suficiente, para apresentá-lo aos outros.
Segundo CLEMENTE (1998)
“O investimento é um desembolso feito visando gerar um fluxo de benefícios futuros durante um período de tempo denominado horizonte de planejamento. Em geral, ao se tomar a decisão de fazer um investimento, espera-seque o fluxo de benefícios futuros, mensurados em valores monetários de hoje, seja suficiente para cobrir a melhor alternativa já existente para o capital, requerendo-se ainda mais um adicional correspondente ao risco do negócio.
A decisão de investir é de natureza complexa, porque muitos fatores, inclusive de ordem pessoal, entram em cena. Entretanto, é necessário que se desenvolva um modelo...
tracking img