Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
CLÁUDIO LUIZ CHAVES
MBA – GESTÃO DE LOGISTICA E OPERAÇÕES
TEMA PLANO DE NEGÓCIO :
Viabilização de implantação de unidade armazenamento, esmagamento/processamento de oleaginosas para biodiesel.EMPREENDEDORISMO

1. Resumo Executivo


Este Plano de Negócios procura evidenciar a importância do biodiesel na modificação da matriz energética brasileira como fonte de energia limpa e renovável destacando os benefícios ambientais, sociais e econômicos decorrentes da sua utilização. Analisa o estágio atual no Brasil e no mundo, o crescimento do parqueindustrial, os mecanismos de política que dão sustentação ao programa, a sua evolução, condições de mercado, formação de custos, os problemas que dificultam e podem se tornar entraves na expansão do Biodiesel e possíveis soluções.
Finalmente faz algumas considerações sobre o desenvolvimento do programa e sua sustentabilidade aproveitando a malha ferroviária que será construídapassando pelo cinturão produtivo de soja no Estado de Goiás que irá propiciar a valorização da matéria prima produzida efetuando o esmagamento deste produto e agregando valor (óleo bruto, farelo, ácido graxo, glicerina).
Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol extraído da cana-de-açúcar e, em escala crescente, o biodiesel, é extraído a partir de óleos vegetaisou de gorduras animais e adicionados ao diesel em proporções variáveis.






























CLÁUDIO LUIZ CHAVES


Cerca de 45% da energia e 18% dos combustíveis consumidos no Brasil já são renováveis. No resto do mundo, 86% da energia vêm de fontes de energia não-renováveis. Pioneiro mundial no uso de biocombustiveis, o Brasil alcançou uma posiçãoalmejada por muitos países que buscam fontes renováveis de energia como alternativa estratégica ao petróleo.
Desta forma através do plano de negócios os empreendedores terão uma visão instrutora que irá direcionar de maneira concreta a formalização da empresa a ser constituída e sobretudo as ferramentas necessárias a implantação do empreendimento.
A tendência é nosentido da globalização de produção e de transporte de biodiesel: o número de países exportadores aumentou para mais de vinte... Os fluxos logísticos estão crescendo e o número de países de origem e de destino mais do que duplicou no espaço de dois anos ...
Aqui, os compradores, tais como as grandes companhias petrolíferas que têm de mesclar biocombustivel, podem facilmentecombinar contratos de longo prazo com as empresas esmagadoras.
(PORTO DE ROTTERDAM, 2009)



































EMPREENDEDORISMO


2. Descrição da Empresa

Cooperativa de Grãos dos Produtores e Armazéns do Centro Sul Goiano (Agroindústria), empresa de constituição civil/comercial sem fins lucrativos coma finalidade de esmagamento de grãos de soja para aquisição de óleo vegetal, gerando biodiesel, farelo de soja, glicerina e ácido graxo. De acordo com pesquisas junto à ANTT (Anexo), a localização da empresa será no Município de Bom Jesus (GO) por se encontrar mais próximo ao corredor ferroviário, ter maior quantidade de unidades armazenadoras e por ter a maior produção de oleaginosas, segundoSecretária de Agricultura do Estado de Goiás (Anexo).


1. Plano Operacional

A empresa atuará diretamente do processamento da soja in natura, com infra-estrutura e logística para processar em média 100 mil toneladas ano, fechando o gargalo da produção do cereal da região sul do estado de Goiás, melhorando a economia dos municípios envolvidos no projeto.


2. Plano...
tracking img