Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE NEGÓCIO DE BLOCOS UNIVERSITÁRIOS

1. RESUMO

Este plano de negócio refere-se à construção de dois blocos com área total de [pic], cujo objetivo é oferecer um ambiente agradável, com um baixo custo, para estudantes universitários. Os prédios serão executados em alvenaria estrutural, possuirão um e dois dormitórios e contarão com área de serviço comunitária.

1.EMPREENDEDORES

O projeto para os blocos universitários será composto pelos seguintes sócios:


• Fábio Goulart de Souza: Formado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.
• Gracieli Bordin Colpo: Formado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.
• Júlia Bilibio da Rocha: Formado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.
•Marcos Veiga dos Santos: Formado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

2. TIPO DE NEGÓCIO
2.1 CARACTERÍSTICAS

O empreendimento será composto de dois prédios com um total de 36 apartamentos de um e dois dormitórios, sala e cozinha integradas, banheiro. Os apartamentos serão mobiliados com: cama de solteiro, guarda-roupa com quatro portas, balcão pia e chuveiro.2. DIFERENCIAL TECNOLÓGICO

O prédio terá como diferencial tecnológico o uso de alvenaria estrutural, com apartamentos modulados e aproveitamento da água da chuva destinado as caixas de descarga sanitária.

3. O MERCADO
1. CLIENTES

Os blocos universitários serão destinados principalmente aos estudantes vindos de outras cidades, os quais necessitam de lugares mais acessíveisfinanceiramente, com boa qualidade e localização.




2. CONCORRENTES

Os principais concorrentes desse empreendimento são hotéis e pensões. Na cidade de Alegrete existem sete estabelecimentos que oferecem serviços semelhantes aos oferecidos por este novo empreendimento.
Os principais diferenciais desse negócio são os preços mais econômicos e a localização próxima ao campus dauniversidade.

3. FORNECEDORES


Terão fornecedores iniciais para a parte construtiva e mobiliar. Também haverá o fornecimento de energia elétrica e água, vindos das empresas AES-SUL e CORSAN.

4. PARTICIPAÇÃO NO MERCADO


Esse empreendimento fará parte do mercado imobiliário. Devido ao aumento dos aluguéis na cidade de Alegrete estarem em ascensão, imaginou-se um empreendimentocompetitivo em preços.


1. PARCEIROS


Terá como parceiros a Universidade Federal do Pampa, facilitando a divulgação do negócio entre os estudantes. Também haverá um restaurante que oferecerá um desconto aos moradores do prédio, além de parceria com mercados e farmácias em troca de divulgação do Hall dos prédios.

5. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO


Para que esse empreendimentoobtenha êxito pretende-se aplicar as seguintes estratégias:
• Localização;
• Utilização de alvenaria estrutural;
• Disponibilidade de mobília;
• Utilização de água da chuva;
• Marketing;
• Preços acessíveis.

1. AMEAÇAS E OPORTUNIDADES


Como ameaças teriam a variação dos valores do mercado imobiliário e possível aumento na concorrência e melhoria dosconcorrentes já existentes durante o prazo de construção.
E como oportunidades existem a expansão das universidades e da zona leste como um todo.




2. PONTOS FORTES E FRACOS


O ponto forte consiste que a estrutura interna da empresa é simples contando apenas com um funcionário responsável pela parte de aluguéis e manutenção do prédio. E pode ser considerado como pontos fracoshá a deterioração do prédio e sua manutenção permanente.


3. OBJETIVOS


O objetivo de empreendimento é atender a crescente demanda de procura imobiliária da cidade de Alegrete. É esperada fatura média de R$120.000,00 por ano. E à medida que a universidade vai sendo ampliada e a região desenvolvida pretende-se aumentar a área construída.

4. ESTRATÉGIA


Uma das...
tracking img