Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O trabalho a seguir trata de um Plano de Negócios, que tem como principal objetivo demonstrar a viabilidade para a abertura de um restaurante vegetariano, que busca oferecer aos clientes uma opção de alimentação natural e saudável.

Qual o negócio?
Restaurante

Ramo de Atividade
Alimentício

Nome / Logo
Vegetale S/A

Motivo de Escolha / Local
Atender a um nichoespecífico que está em ascensão / Shopping Ibirapuera

O que motivou a escolha do estabelecimento ser em um shopping, foi principalmente a infra-estrutura que este oferece, pois é um local de fácil acesso, possui estacionamento, segurança, sanitários, etc. Além de ser um local onde a passagem de pessoas é constante.
Várias empresas se situam próximas ao shopping, colégios e até uma universidade.Apesar de a locação ser um pouco mais cara, esta é compensada pela infra-estrutura que já está montada, evitando outros gastos.
Outro motivo que levou à escolha é a falta de restaurantes neste segmento em shoppings.

Análise de Mercado

Segundo o Blog Eco-Cosnciência, em 2009 o Brasil era o segundo país onde o número de vegetarianos mais cresce no mundo. A cada dia, novas empresas seespecializam na venda de produtos saudáveis.
Hoje falamos de uma constante idéia na vida do ser humano sobre empresas verdes, sustentabilidade, direitos dos animais e saúde. Temos consciência de que mais e mais pessoas optam por uma refeição saudável e alternativa e deixam antigos maneirismos, como redes de Fast Food de lado. Estas pessoas estão se reeducando buscando alternativas saudáveis dealimentação.
O Blog ainda indica que, no dia-a-dia, 28% dos brasileiros têm procurado comer menos carne. Esta é a conclusão do grupo Ipsos, líder no mundo no fornecimento de pesquisas de opinião pública e social, fundado na França, em 1975. E empresas de São Paulo confirmam o bom momento do mercado de comidas vegetarianas.
Outras informações levantadas na Internet informam que o consumidororgânico é, normalmente, um profissional liberal do sexo feminino (66%) e com idade variando entre 31 e 50 anos (62%).
Apresenta nível de instrução elevada, com nível superior completo.
Possui o hábito de praticar esportes com freqüência (54,9%) e, mesmo morando na cidade, procura um estilo de vida que privilegie o contato com a natureza, freqüentando parques e bosques regularmente (62,9%).
80% dosjovens afirmam em pesquisas procurar alimentos mais saudáveis e naturais.
• 35% dos domicílios brasileiros consomem produtos diet e light.
• 21% consomem produtos orgânicos.
• 47% não deixam de consumir produtos saudáveis por causa do preço.
• Em São Paulo, o mercado de produtos light e diet movimentou, em 2006, US$ 3,6 bilhões e já representa 5% do total das vendas de
alimentos. Aexpectativa é que o setor continue crescendo a altas taxas (acima de 10% ao ano).

Visão e Valores

Visão:
Até 2015, ser referencia em restaurante alternativo, oferecendo alimentos saudáveis e de excelente qualidade e preço justo.

Valores:
* Valorização dos clientes e colaboradores;
* Qualidade;
* Higiene;
* Ética;
* Pontualidade;
* Transparência;

Análise SWOTForças:
* Muita Propaganda: Por ser um restaurante novo, é necessário investir muito em marketing (divulgação em sites, redes sociais, folders, elemídia, no próprio shopping mesmo que oferece algum tipo de espaço para um marketing interno e etc.) para atrair o público e recuperar o quanto antes o investimento inicial para passar a obter lucros.

* Bom atendimento ao cliente: Oferecertreinamentos aos colaboradores para que estes atendam aos clientes de maneira adequada, com eficiência e presteza. Além de oferecer cursos gastronômicos para oferecer o que há de melhor e novo na culinária vegetariana.

* Alianças ou parcerias: Estabelecer parcerias para manter a qualidade nos produtos oferecidos e expandir filiais sempre mantendo a qualidade.

Fraquezas:
* Custos mais...
tracking img