Plano de negocio - projeto interdiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR II

ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO




Docente: Profª Kelly Vieira
Módulo: 3.0



613-130980 Adriano Moraes dos Santos
613-127741 Andrea Eliane Baptista
613-127022 Gilson Zanini
613-147434 Jaime Silva de Amorim Filho
613-127975 Roberta Coimbra Mazali











Ribeirão Preto
2012

2)Planejamento Estratégico
O ramo de pet shop embora seja recente no mercado brasileiro tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, de acordo com a GS&MD - Gouvêa de Souza, a população de pets no Brasil é de 50 milhões de animais, ou seja, o mercado está em processo de amadurecimento. “Em relação a pontos de venda, há um pet shop para cada duas farmácias, por exemplo,”, explica osócio-sênior da GSMD, Luiz Goes. Junto com o aumento do público, surgem as demandas por serviços e tratamentos diferenciados, já que, de acordo com a pesquisa da GSMD, os donos dos animais gastam anualmente uma média de R$ 2 mil com seus pets, ou seja, cada vez mais seus donos estão dispostos a investirem para atender melhor seus pets. Com isso a indústria do setor tem lançado produtos para atender cadanicho como exemplo na linha de food rações especifica para raça e condição dos pets, para quem está acima do peso, castrados, até mesmo linhas de produtos naturais e produtos orgânicos, etc. Tem percebido no comportamento dos donos de pets que muitas vezes o fato do seu estilo de vida contribui para aquisição de um pet, casais com filhos crianças passam a ter animais em função da exigência dosfilhos e a partir daí tratam o animal como filho. Casais com filhos adolescentes, quando estes passam a ter outros interesses, acabam assumindo o animal dando-lhe tratamento humano ou mantém o animal até o seu final de vida. Casais sem filhos costumam substituir os filhos pelos animais. Para atender esses consumidores, que está cada vez mais exigente, atualizado, com a tecnologia e à necessidade depreservar o meio ambiente, assim como melhorar a sua qualidade de vida, contudo fica difícil abordar o tema do fim do ciclo de vida do pet, porém é um fato real, assim sendo tem uma fatia do mercado que esta pouca explorada e com um campo expansivo muito oportuno para o nosso empreendimento, pois com o convívio o proprietário que já integrou o pet como membro da família, não quer que o mesmo tenhaum final incerto, por isso o serviço funeral e cremação serão aceito pelos donos como uma despedida digna pra quem compartilhou bons momentos no seio familiar, aliado ao fato que poderá tem como recordação suas cinzas em uma urna funerária ou usá-la como melhor lhe convir.
Segundo Wright, Kroll e Parnell (2000) ao ser diagnosticado pela empresa, seus pontos fortes e fracos assim como asoportunidades e ameaças a metodologia de contextualização é a análise S.W.O.T. (Strenghts – pontos fortes e Weakenesses – pontos fracos em relação aos seus concorrentes, assim como Opportunities – oportunidades e Threats – ameaças do ambiente externo).
Thompson Jr. e Strickland III (2000) afirmam que a análise SWOT é uma técnica de fácil utilização pelas empresas, e possibilita uma visão geral em suasituação estratégica, tendo a análise SWOT como seu princípio básico ajustar as estratégias adotadas entre a capacidade interna da empresa, ou seja, seus pontos fortes e pontos fracos, como também em suas circunstâncias externas, que são suas oportunidades e ameaças.
A vantagem competitiva se dará desde que a empresa busque diferenciar seus produtos e serviços, posicionando-se no mercado como sendomelhor que seus concorrentes, e desta forma conquistando cada vez mais clientes, no nosso caso o serviço funeral.
Mintzberg; et al. (2006, apud RUMELT, 1980) afirmam que, as empresas ao identificarem suas vantagens competitivas, devem procurar sustentá-las de modo a neutralizar a possibilidade de a concorrência vir a copiá-la, e sustentam ainda que se tornem vantagens competitivas, as...
tracking img