Plano de negocio floricultura facp

2019 palavras 9 páginas
Estruturas Organizacionais

PAAD
Nomes: RA:
Mariana Moraes
Melissa Oliveira
Clayton Oliveira
Remerson Andrade
Luciane Oliveira

Razão social: “Oliveira Andrade Moraes LTDA”
Nome fantasia: “Cravo e rosa”

Apresentação

Até o fim da década de 60, flores eram assunto de portugueses. Dos 150 milhões de brasileiros apenas uma pequena parcela tem condições de consumir produtos colocados no mercado. O mercado é sazonal, por estar ligado as classes sociais mais altas. No período de férias, quando estas pessoas viajam, o volume de negociações caem muitíssimo.
O brasileiro, de um modo em geral não tem o hábito de comprar flores. "Flores para homens, então, só depois da morte" é o que acontecia há anos atrás e que felizmente está mudando.
Uma pesquisa feita numa floricultura da Cooperativa Holambra, o resultado de uma pergunta sobre, quais eram as maiores restrições para a compra de flores e plantas, foi o seguinte:
Não tenho tempo para cuidar;
Não sei cuidar;
Não tenho espaço na casa.

1 - PORTE DAS EMPRESAS DO SETOR
Um percentual de 95% das empresas que atuam na área são de micro porte ou de estrutura familiar. Nos supermercados as floriculturas funcionam como mais um serviço a ser oferecido ao cliente, concorrendo com as micro empresas.

2 - EMPREGOS DIRETOS GERADOS
Diretamente as floriculturas empregam em média 3 pessoas: 1 gerente, 1 florista e 1 entregador. No verão, quando o movimento cai, o pessoal entra em período de férias e em datas especiais, contrata-se entregadores temporários.

3 – PONTOS FORTES
Pouco capital exigido. Com aproximadamente R$10.000 é possível abrir uma pequena floricultura, se o interessado já tiver 1 veículo e 1 linha telefônica. Necessário se faz, um capital de giro de aproximadamente R$1.000/mês, para manutenção; Facilidades existentes para se conseguir produtos e equipamentos; Crescimento do mercado brasileiro de flores dimensionado em 23% ao ano. O

Relacionados