Plano de negocio dentro da logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO



Nos dias de hoje as organizações estão preocupadas com o fato da utilização inteligente dos recursos financeiros e econômicos. Recursos esses que necessitam de atenção e estudo para uma melhora alocação. Esses recursos são desperdiçados na produção, no armazenamento e no transporte do produto. Por isso, é de grande valia o estudo da cadeia logísticas da empresas.O Estudo de caso do Hospital Sorocaba Sul proposto pelo autor Hamilton Pozo, relata que o hospital trabalha com um orçamento anual de R$ 10.000.000,00, sendo que desse total, R$ 2.000.000,00 em compras e 200.000,00 em estoque de material hospitalar. O setor de compras chega a emitir anualmente 10.000 ordens de pedido.
Este Estudo de Caso é de enorme importância para demonstrar de formaprática, como a utilização dos estudos voltados à Gestão de Logística pode diminuir os custos com suprimento, armazenagem e movimentação de material.
O objetivo do estudo é identificar os problemas existentes no processo logístico do hospital e sugerir soluções para diminuição dos custos. A estrutura moderna do setor logístico tem facilitado a visualização do processo e integrando todos ossetores responsáveis. Essa integração é importante para maior agilidade do processo com melhor qualidade na visualização dos problemas.
O uso das ferramentas de controle de estoque ajuda a medir o melhor momento para compra, visualização dos níveis de estoque e a melhor política de estoque, tudo isso para diminuir os custos operacionais com estoque e distribuição logística.2. ESTRUTURA LOGÍSTICA


Segundo Pozo (2002), as três atividades: Transportes, Manutenção de estoque e Processamento de pedidos, são fundamentais para cumprir a missão da organização. Por isso, sob uma única gerência, com a responsabilidade e atividade em comuns, a estrutura das atividades logísticas apresenta melhores resultados.
Como exemplo, o autor a apresenta seguinteestrutura abaixo para mostrar as responsabilidades e objetivos comuns em atividades logísticas nas organizações:




[pic]


Materiais – Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Seus custos podem absorver de 10 a 40% das despesas logísticas de uma firma, diz Pozo (2002).
Compras – a visão moderna de compras estárelacionada com o sistema logístico empresarial, como atividades-pares envolvidas em ações estreitamente homogêneas, e essas atividades estão voltadas para a finalidade comum de operação lucrativa ou de diminuição de custos.
Distribuição – o transporte é a atividade mais importante, pois absorva, em média, de um a dois terços dos custos logísticos.
Esses fatores demonstram que os setoresdestacados são importantes para diminuição dos custos operacionais logísticos da organização e, com isso, leva a utilização e a alocação dos recursos de forma mais correta.






























3. SETOR DE COMPRAS




A atividade de compras para Viana tem por finalidade suprir as necessidades da empresa mediante a aquisição de materiais e/ouserviços, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar o mercado as melhores condições comerciais e técnicas.
Já Dias (1995) fala que a função compra é um segmento essencial do Departamento de Suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas,verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento. Ele trata também o setor de Compras como o responsável pelo controle de estoque, armazenagem, distribuição dos produtos e serviços. O Controle de estoque é colocado como ponto crucial para a diminuição dos custos nas organizações.
Pozo (2002) descreve que no processo de compras existem as seguintes atividades:...
tracking img