Plano de negocio de academia de ginastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Porto de Bilbao tem pier totalmente automatizado

O porto da cidade espanhola de Bilbao acaba de inaugurar um pier totalmente automatizado. Capaz de receber 600.000 containers por ano, o terminal é totalmente atendido por uma rede de cabos de fibra-ótica instalada em seu subsolo. Como alguns equipamentos móveis não se adaptam à rede fixa, há também uma rede sem fios, que completa acobertura de toda a estrutura do porto com tráfego de dados em alta velocidade.
Cobrindo uma área de 336.000 m2 , o equivalente a 33 campos de futebol, o porto já está recebendo 600 caminhões por dia, que descarregam seus containers praticamente sem intervenção humana. Já na entrada o sistema fica sabendo o destino do container e sua movimentação passa a ser totalmente automatizada.
Apartir do momento da descarga, cada container é continuamente monitorado pelo sistema de informática do porto, que é capaz de determinar a exata localização de determinada carga por meio de GPS. São utilizados oitos satélites para a localização, um formato que dá resultados de triangulação excelentes, com uma margem de erro de apenas alguns centímetros.
Os guindastes também são controladospor GPS, movendo-se sobre uma linha imaginária estabelecida por dois pontos estabelecidos pelo sistema de satélites.

Nas duas últimas semanas, reportagens especiais mostraram a evolução da cidade de Bilbao e de seu porto, além de detalhes da cultura do País Basco, região que luta pela independência política há mais de um século. Pudemos perceber também a riqueza da culinária bilbaína,baseada nos frutos do mar, além de confirmar; por meio da história de construção do Museu Guggenheim; que a revitalização do porto é uma obra necessária e benéfica para qualquer cidade portuária.

Depois de analisarmos o passado, podemos dizer que o futuro será generoso com o Porto de Bilbao. Graças, principalmente, ao planejamento da Autoridade Portuária local, que percebendo a evoluçãodos demais portos espanhóis e a perda de mercado, organizou um audacioso plano de revitalização em 1992, que passou pela transferência dos principais terminais e aterramento de parte do mar que banha a cidade. O Plano Diretor fixa o ano de 2020 como prazo final para execução de diversas obras.
 
Evolução em números
O porto começou a mudar em 1998, com o final da primeiraparte do plano de expansão, que consistiu em ampliação de 1,5 mi de m² e quase 1 km a mais para atracação. O calado alcança os 20 metros, suficiente para recepcionar as maiores embarcações do mundo. Nos últimos seis anos, Bilbao ganhou um terminal de veículos, dois terminais de contêineres, um moderno terminal petrolífero e mais de US$ 680 milhões em investimentos públicos e privados.

Para oporto crescer e atrair investidores, não basta investir somente na área próxima ao cais. Com este pensamento, as autoridades locais transformaram Bilbao em um porto apto as receber mercadorias pelos mais diversos modais. Ferrovias, dois aeroportos (Foronda, para cargas, e Loiu, para passageiros) e rodovias compõem o atual quadro de transportes local.

A cabotagem também é utilizada,principalmente para evitar o roubo de cargas. O gerente de comunicação do Porto de Bilbao, Roberto Bartolomé, explica que este tipo de transporte não é o mais rápido, mas pelo menos a segurança é privilegiada. “É evidente que as empresas querem agilidade na execução dos serviços, para que os lucros aumentem. Nesse aspecto, a cabotagem é inviável. No entanto, muitos investidores receiam que suas cargassejam roubadas em uma ferrovia ou na estrada. Devido a este medo, a cabotagem tem crescido na Espanha. Não temos tantos registros de roubo de cargas em nosso país, é mais pela prevenção mesmo”, declarou Bartolomé.

“Uma das principais, senão a mais importante mercadoria quer movimentamos hoje em dia são os produtos petrolíferos, oriundos da Ásia, México e Golfo Pérsico”. Assim, o...
tracking img