Plano de negocio buffet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4547 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Buffet

Expediente
Presidente do Conselho Deliberativo Adelmir Santana Diretor-Presidente Paulo Tarciso Okamotto Diretor Técnico Luiz Carlos Barboza Diretor de Administração e Finanças Carlos Alberto dos Santos Gerente da Unidade de Capacitação Empresarial Mirela Malvestiti Coordenação Nidia Santana Caldas Autor Lauri Tadeu Corrêa Martins Projeto Gráfico Staff Art Marketing e ComunicaçãoLtda. http://www.staffart.com.br

Apresentação do Negócio
Buffet é um negócio que está relacionado à realização de sonhos das pessoas. São sonhos que estão ligados a datas importantes, como: nascimento, aniversário, casamento, formatura, bodas, reencontros familiares e confraternizações diversas. Festas dessa natureza exigem que nenhum detalhe seja esquecido, pois o momento sonhado não pode virarpesadelo. Logo, é uma atividade que requer planejamento compartilhado com os clientes e execução impecável pelo empresário. Realizar festas especiais envolve uma série de itens, seja o tema do momento, a produção da roupa dos donos da festa e dos convidados, a criatividade do convite, a filmagem dos momentos que ficarão para sempre, a produção do ambiente, a música, as atividades de entretenimentopara os convidados e as guloseimas que serão servidas. O empreendedor deve decidir entre uma grande variedade de especializações de acordo com as características da clientela, tais como: festas infantis, festas teens, eventos para empresas, formaturas, recepções, etc. No segmento de festas infantis há uma tendência atual dos buffets temáticos, que incorporam na estrutura e decoração temas domomento como, aventura espacial, fundo do mar, temas da Disney, piratas, contos de fadas, etc.

Mercado
Utilizando a cidade de São Paulo como exemplo, existem aproximadamente 500 buffets especializados em festas infantis, concentrados especialmente em bairros da classe média e alta.

Idéias de Negócios - buffet

3

Os principais clientes são as empresas especializadas em formaturas, empresasorganizadoras de eventos em áreas diversas, entidades de classes, pessoas da classe média ou alta, confraternizações empresariais, etc. A maior demanda por eventos ocorre nos meses de novembro, dezembro e janeiro, em razão das confraternizações de empresas, festas de natal, ano novo e formaturas. Os eventos mais procurados são casamentos e aniversários infantis. O ritmo acelerado de vida dapopulação das cidades e a crescente especialização desse segmento de negócio têm sido responsáveis pelo crescimento do setor, em face da comodidade que oferece. Fazer uma festa ou uma recepção em um buffet implica apenas em contratar uma empresa, reunir os amigos e abrir os presentes. O mercado de realização de festas e eventos apresenta nível de crescimento acelerado.

Localização
A contratação deum buffet para a realização de uma festa é uma compra planejada, porque o cliente pesquisa as empresas existentes no mercado, identifica aquela que atende melhor as suas necessidades considerando o melhor equilíbrio entre custos e serviços agregados. Sendo assim, a área de atratividade torna-se maior, já que o cliente não se incomoda em se deslocar um pouco mais para a contratação de um serviçoconsiderado especial. Entretanto, ao comparar com as empresas concorrentes, alguns fatores devem ser motivo de atenção do empreendedor para a localização do

4

Idéias de Negócios - buffet

buffet. Estar localizado em bairros residenciais de classe média e classe média alta oferece as melhores oportunidades. Para os buffets especializados em festas infantis são pólos de atratividade asescolas existentes na região. Os fatores urbanos relacionados à segurança do local são itens muito importantes para a decisão de localização. É necessário observar a existência nas proximidades de terrenos baldios, imóveis abandonados e com má conservação, zona de prostituição, assim como a iluminação das ruas próximas.

Exigências legais específicas
É necessário contratar um contador profissional...
tracking img