Plano de negicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Briefing: Festa do Sairé

• Fato principal: A Festa do Sairé é uma Manifestação Folclórica profano-religiosa do povoado de Alter-do-Chão (Santarém/PA) que atualmente acontece em Setembro. O Sairé 2005 ocorreu de 08 à 12 deste mês.
• Histórico da marca: A Festa do "Sairé" é uma das maiores e a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia. O "Sairé" resiste há mais de 300 anos a ação dotempo, mantendo o seu simbolismo e a sua essência. Sua origem remonta ao período da colonização, quando os padres jesuítas, na sua missão evangelizadora pela bacia do rio Amazonas, envolviam música e dança na catequese dos indígenas. Essa é a hipótese mais provável, já que os índios, antes da catequização, não conheciam a religião cristã, os textos bíblicos e nem o mistério da SantíssimaTrindade. Com as mudanças ocorridas ao longo desses 300 anos, o "Sairé" foi ganhando novos contornos. Atualmente é festejado no mês de setembro num período fixo de cinco dias (de Quinta à Segunda-feira) e consiste em um ritual religioso que se repete durante o dia, culminando com a cerimônia da noite - ladainhas e rezas - seguida da parte profana da festa representada pelos shows artísticos, onde sãoapresentadas músicas e danças típicas, e pelo confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. Vale ressaltar que a partir de 1997 as apresentações artísticas e dos botos, que antes aconteciam na praça da vila de Alter do Chão, passaram a ser realizadas na "Praça do Sairé" (Sairódromo), construída pela administração do Governo do Mutirão especialmente para este fim. E neste ano, o nome que antigamente eracomo “ç” passa a ser com “s” – Çairé / Sairé.
• Público alvo principal / secundário: Principais – Turistas (pois geralmente vem para prestigiar o evento folclórico) e população simpatizante da cultura que prega o Sairé; Secundários - população das redondezas (pois geralmente vão para prestigiar as atrações de fora e por lazer, não pela cultura em si). O valor do ingresso não estava acessível amaioria da população, que vem de Santarém, pois custava R$ 10,00 cada noite. Isso foi um impasse para que o povo não fosse assistir ao folclore, e sim somente as noites de festa com atrações de fora.
• Objetivos: Manter as tradições conquistadas há séculos, inovando a cada ano, para atrair turistas e pessoas simpatizantes deste folclore, além de proporcionar cultura e lazer à todos os que vãoprestigiar o evento, sendo estes de perto ou não.
• O problema a ser resolvido: Estrutura. Hoje esta festa tem grandes repercussões, pois todos têm acesso a este evento através da tecnologia. Porém, para suportar a demanda que vem crescendo a cada ano, é necessário ampliar as estruturas do local. Por exemplo: não há banheiros suficientes e bem-feitos, o sistema de som estava com imperfeições e as paredesque fecham o Sairódromo e as arquibancadas não são as mais indicadas para tanta gente.
• Diferenciais: Repercussão nacional. É uma festa cultural que é a marca da nossa região. A disputa dos Botos. A atração vinda de fora sempre é um diferencial, e é a parte do evento mais esperada pela maioria.
• Promessa principal: Realizar um evento folclórico com excelência, proporcionando à população momentosde lazer e cultura regional.
• Justificativa de promessas: O objetivo do evento é manter as raízes culturais de um povo, portanto a promessa só poderia ser a realização deste evento cultural. Outros anexos são somente um plus que não necessariamente fazem parte da essência deste evento.
• Concorrentes diretos/indiretos: A festa folclórica do Sairé concorre diretamente com outras festas que podemestar ocorrendo nas regiões próximas (ex. Feira Agropecuária de Itaituba). Indiretamente concorre com eventos folclóricos semelhantes, mas que acontecem em datas distintas (ex. BoiBumbá Parintins, etc), já que muitos turistas escolhem para onde vão durante o ano, e geralmente a escolha é por apenas um lugar.
• Imagem e conceito (posicionamento): O Sairé, como já foi falado, conquistou grande...
tracking img