Plano de negócios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE NEGÓCIOS

Definição de Plano de Negócios.

O plano de negócios é um documento usado para descrever seu negócio. As seções que compõem um Plano de Negócios geralmente são padronizadas para facilitar o entendimento. Cada uma das seções do plano tem um propósito específico. Um Plano de Negócios para uma pequena empresa pode ser menor que o de uma grande organização, não ultrapassandotalvez 20-30 páginas. Muitas seções podem ser mais curtas que outras e até ser menor que uma única página de papel. Mas para se chegar ao formato final geralmente são feitas muitas versões e revisões do Plano até que esteja adequado ao público alvo do mesmo. Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um Plano de Negócios, porém, qualquer Plano de Negócios deve possuir um mínimo deseções as quais proporcionam um entendimento completo do negócio. Estas seções são organizadas de forma a manter uma seqüência lógica que permita a qualquer leitor do Plano de Negócios entender como é sua empresa, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira.

Saiba por que escrever um Plano de Negócios.

Para quem nunca escreveuum plano de negócio, não tem a menor idéia de como começar, existe muitas formas propostas para chegar a um plano de negócios, posso dizer que até existe alguns modelos que seguem passo a passo e no final obtém-se o resultado, eu não recomendo este tipo de modelo porque um Plano de Negócios é bem particular, não se faz um plano de negócio de possa valer para todas as empresas, o que pode serfeito é seguir os pontos básicos como referência e aplicar para o tipo de produto ou serviço da empresa proposta, Plano de Negócios não é uma ferramenta estática e sim muito dinâmica.
A quantidade de benefícios que um Plano de Negócios pode trazer para sua empresa é bem variada podemos exemplificar:

Plano de Vôo
 
Busca de Financiamento
 
Busca de Investidor
 
Ferramenta de Comunicação
 Desenvolvimento Gerencial
 
Ferramenta de Gestão

Responsabilidade pela Elaboração do Plano
A responsabilidade pela elaboração do plano é da alta administração, que será assessorada pelos níveis intermediários que fornecerão informações e sugestões. A controladoria terá participação relevante neste processo, pois será responsável pela implementação de um sistema de informações gerenciais quepossibilite o controle das atividades e a análise dos resultados alcançados em comparação aos objetivos estabelecidos.

ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE O SEU NEGÓCIO

 
Estas perguntas são uma pequena amostra sobre o que você vai encontrar na elaboração do seu plano de negócios.

01. Que tipo de negócio você tem?
 
02. Qual é o propósito do seu negócio?
 
03. Qual é a mensagem-chave ou frasepare descrever seu negócio em uma sentença?
   
04. Qual é o seu produto ou serviço?
 
05. Você é capaz de listar três benefícios oferecidos somente pelo seu produto ou serviço?
 
06. Você dispõe de material informativo (diagramas, desenhos, Gráficos) sobre o seu produto ou serviço?
 
07. Qual é a aplicação do seu produto?
 
08. Quem é a sua clientela alvo?
 
09. Quem são os seusconcorrentes?
 
10. Como o seu produto se diferencia dos oferecidos por seus concorrentes?
 
11. Como se situa o preço de seu produto em relação ao da concorrência?
       
12. Você tem a equipe de gerentes necessária para alcançar suas metas?
 
O sumário executivo é a seção mais importante de seu plano de negócios., é a primeira seção de seu plano de negócio que os interessados lêem, podendoser a última se for escrito com atratividade. Um resumo executivo deve descrever brevemente a companhia, o produto ou serviço, e a oportunidade sem igual que sua companhia está oferecendo. Também deve prover uma descrição curta de seus sócios e um esboço do objetivo que você está buscando.

O sumário executivo não é um abstrato do plano de negócio.
O sumário executivo não é uma introdução ao...
tracking img