Plano de negócios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PORTO-ALEGRENSE – FAPA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Catiele Rangel Silva

ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO PARA R&S PINTURA E REFORMA

Porto Alegre
2010

Catiele Rangel Silva

ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO PARA R&S PINTURA E REFORMA

Projeto de pesquisa apresentada como pré-requisito parcial para aprovação na disciplinaPesquisa em Administração, do Curso de Administração, da Faculdade Porto-Alegrense

Orientador: Prof. Patricia Dias

Porto Alegre

2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 5
1.3 OBJETIVOS 6
1.3.1 Objetivo Geral 6
1.3.2 Objetivos Específicos 6
1.4 JUSTIFICATIVA 6

2 REVISÃO DE LITERATURA 7

2.1EMPREENDEDORISMO 7
2.1.1 Origem do empreendedorismo 7
2.1.2 O Empreendedorismo no Brasil 9
2.1.3 Definições de empreendedor 10
2.1.4 Características do empreendedor 10
2.2 PLANEJAMENTO ESTRATÉCIGO 11
2.2.1 Etapas do planejamento estratégico 12
2.3 PLANO DE NEGÓCIOS 17
2.3.1 Divisões do plano de negócios 19

3 METODOLOGIA 34

3.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA 34
3.2 COLETA DE DADOS 34
3.2.1População e Amostra 34
3.2.2 Procedimentos de coleta 35
3.3 ANÁLISE DOS DADOS 36

REFERÊNCIAS 38

APÊNDICE A – ROTEIRO PARA ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR 40

APÊNCIDE B – QUESTIONÁRIO SOBRE SATISFAÇÃO DO SERVIÇO 44

APÊNDICE C – CRONOGRAMA DE PESQUISA 45

INTRODUÇÃO

Em um mercado em constantes mudanças, as organizações necessitam antecipar-se no processo de identificação e adaptação aessas mudanças. Para não só sobreviver, mas obter vantagens competitivas diante à concorrência.
A competição vem forçando muitas empresas a investir em tecnologia, reduzir seus preços e buscar diferenciais em seus produtos e serviços, além disso, necessitam satisfazer seus clientes, precavendo-se diante das armadilhas do gerenciamento do dia-a-dia, influência externa ao negócio evitando eminsucessos tanto no lançamento de empreendimento quanto nas ações de empresas já maduras.
No Brasil desenvolver o próprio empreendimento é visto como alternativa importante de trabalho. Porém, nos dias atuais poucas empresas de pequeno e médio porte aplicam algum método de planejamento. Esta é a principal causa da mortalidade das empresas nacionais. E segundo pesquisas realizadas peloSEBRAE, seguida pela deficiência de gestão comercial e empresarial.

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O planejamento de um plano de negócio é essencial, pois ele define os objetivos do negócio, possibilitando assim melhor estruturação do empreendimento, reduzindo o risco de insucesso do novo negócio.
A elaboração de um plano de negócio é fundamental para o empreendedor, não somente para a buscade recursos, mas, principalmente, como forma de sistematizar suas idéias e planejar de forma mais eficiente, antes de entrar em um mercado sempre competitivo.
Para colaborar neste processo de abertura de empresas o plano de negócios torna-se ferramenta gerencial que colabora na definição dos rumos atuais e futuros de um novo empreendimento. Além de identificar os riscos e propor planospara minimizá-los ou mesmo evitá-los.
Essa ferramenta propõe a análise dos pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente do negócio em que a empresa pretende atuar. Através do entendimento do mercado e das definições estratégicas como as de marketing, desenvolverá para seus produtos ou serviços, ou das analises de desempenho financeiro do negócio, torna-se um excelenteinstrumento para evitar os insucessos das ações a serem promovidas pela empresa.

2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Mesmo em mercados em crescimento intenso, é importante a sistematização de idéias e planos para estruturar um novo negócio.
Na área da construção não é diferente, e seu mercado é bastante amplo, formado por consumidores de todas as classes, inclusive empresas de...
tracking img