Plano de negócio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO CENTRO EDUCACIONAL MINEIRO DE BELO HORIZONTE

Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis










TRABALHO INTERDICIPLINAR
Plano de Negócio










Adalberto Vieira Ponciano
Edson Baptista da Silva
Gracielle Alvarenga Xavier
Jennifer Pâmela Teixeira
José Geraldo da Fonseca
Josiane Aparecida Ponciano
Reney Alves da Cruz
Rogério Júnio Nunes FerreiraBelo Horizonte
2012
Adalberto Vieira Ponciano
Edson Baptista da Silva
Gracielle Alvarenga Xavier
Jennifer Pâmela Teixeira
José Geraldo da Fonseca
Josiane Aparecida Ponciano
Reney Alves da Cruz
Rogério Júnio Nunes Ferreira












TRABALHO INTERDICIPLINAR
Plano de Negócio




Trabalho Interdiciplinarapresentado à disciplina de Ciências Contábeis sob a orientação do Prof. Eduardo Lins.















Belo Horizonte
2012

SUMÁRIO

































1 INTRODUÇÃO

Este Projeto de Pesquisa é Teórico e aborda o Tema “Plano de Negócio", relativo a estudos e análises, que proporcionam ao empreendedor traçar metas e objetivos, operacionaise financeiros.
A montagem de um bom Plano de Negócios deve ser uma das primeiras ações para a criação de uma empresa.
O Plano de negócios é o instrumento de planificação das ideias do empreendedor, mais que isso é o roteiro pelo qual o empresário segue em busca da realização pessoal. Com a elaboração do Plano de negócios o empreendedor vê seus sonhos se materializando, ganhando corpo e setornando possível.
Com as crises do capitalismo, surgem inúmeras organizações, empreendimentos pequenos e dinâmicos que cuidam de manter o sistema em funcionamento. O conceito de destruição criativa de SCHUMPETER (1911)[1], "apud" POSSAS (1997. p. 12-13), quis dizer que os indivíduos empreendedores conseguem enxergar em meio as crises oportunidades de crescimento ou soluções plausíveis importantespara vencer as dificuldades. Pois o empreendedor é o responsável pela manutenção do capitalismo agindo através da destruição criativa. Neste contexto de inovação e renovação.
A elaboração de um Plano de negócio é fundamental para o empreendedor, não somente para a busca de recursos, mas, principalmente, como forma de organizar suas ideias e planejar de forma mais eficiente, para não aventurar-sesem rumo no mercado sempre competitivo. O Plano de Negócio deve ajudar o empresário a responder questões importantes relativas ao seu negócio, garantindo que este conheça e compreenda o funcionamento, as oportunidades e desafios quem sua organização vai enfrentar mesmo antes de seu lançamento.
É mais fácil modificar um negócio que se encontra no papel, do que quando o mesmo já está em execuçãofrente ao cliente e causando transtornos e descrença para com o empreendimento ou entidade, junto ao seu mercado consumidor, se tornando motivo de chacota entre os concorrentes. O plano de Negócios e uma forma com que os problemas descritos acima sejam evitados.


"Plano de negócio é, antes de tudo, o processo de validação de uma ideia, que o empreendedor realiza através doplanejamento detalhado da empresa. Ao prepara-lo, terá elementos para decidir se deve ou não abrir a empresa que imaginou lançar um novo produto de concebeu, proceder a uma expansão etc. A rigor, qualquer atividade empresarial, por mais simples que seja, deveria se fundamentar em um plano de negócio". DOLABELA (2000, p. 164), "apud" WILDAUER (2010. p. 37).



Plano de negócio é um documento como objetivo de estruturar as principais ideias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada.

O plano de negócios não é apenas um documento de apresentação da organização para investidores, mas principalmente deve ser um instrumento de gestão para o empreendedor, se tornando o roteiro para a implantação do negócio ou lançamento de um novo...
tracking img