Plano de negócio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 1: Empreendedorismo Assunto 3: O plano de negócios Unidade 1: O projeto do empreendimento
Olá, caro(a) aluno(a). Este material destina-se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no Curso Aprender a Empreender pela Internet, promovido pelo Sebrae. Conforme você já leu no Guia do curso, este é um recurso adicional do qual você dispõe para apoiá-lo(a) e está disponibilizado para download. Parafacilitar o manuseio do material, seguir-se-á a seqüência estabelecida para o curso em temas, assuntos e unidades. O material está disponibilizado por tema, na 1ª unidade de cada assunto, indicando-se as unidades a que se refere. Nas atividades educacionais propostas e realizadas com recursos tecnológicos especiais, você deve navegar no curso pela internet . Neste material, ao encontrar a palavraAtenção! vá ao ambiente do curso e localize a unidade e passo indicados. Você deve percorrer todos os passos e clicar em Concluir no final de cada unidade. Quando todas as unidades de um mesmo assunto estiverem concluídas no ambiente do curso na internet, você terá acesso aos textos do próximo assunto para download. Bem-vindo ou bem-vinda a esta unidade. Você já estudou alguns assuntos do tema‘Empreendedorismo” que lhe foi apresentado, no coreto, pelo Maestro Mozart. Já estudou “ O Empreendedor “ e o ”Comportamento Empreendedor”. Neste percurso, deve ter falado com muitos participantes. Também conheceu o(a) tutor(a) que o acompanha, tira suas dúvidas e troca idéias. Enfim, fez muitos amigos virtuais. Quem poderia ima ginar, há 10 anos, que isto estaria acontecendo na vida de cada um de nós?Se a nossa vida pessoal mudou tanto, o nosso jeito de fazer negócios também tem de ser diferente. A improvisação, o “chute“, ”o deixar prá lá, prá ver como é que fica“, a falta de planejamento e o descompromisso com o cliente não cabem mais na rotina do(a) empreendedor(a). Já vimos como é importante para a vida do país a atividade dos pequenos negócios. Há um livro sobre o empreendedorismo, sobre oqual já falamos para você, que se intitula “O Segredo de Luísa“. Ele traz como subtítulo a seguinte frase:

1

Nas outras unidades, conversamos sobre a importância de se ter uma idéia e transformá-la em uma boa oportunidade de negócio. Falamos sobre sonhos e como é necessário tê-los. Fala mos do(a) empreendedor(a) e das características que deve ter. Falamos de como é preciso planejar,estabelecer metas, buscar informações para se obter sucesso nos negócios. Nesta e nas próximas duas unidades, vamos conhecer, então, o que ainda nos falta: o plano de negócios. É um instrumento importante para o(a) empreendedor(a) tornar viável o seu negócio, garantindo-lhe maiores chances de sucesso. Neste material, vamos tratar do Plano do Negócio, o que significa, como deve ser feito, qual a suafinalidade e importância. Você vai saber como se faz um plano de negócio.
Fique tranqüilo ou tranqüila. Você vai poder acompanhar passo a passo os assuntos destas unidades. Se ficarem dúvidas, você já sabe como pode se conectar com o(a) tutor(a) para fazer pergun tas. Para trocar experiências, conecte -se à Sala de Aula (lapela superior em cinza). NÃO ESTAMOS SOZINHOS.

Lembra-se da comparação como navegador Amyr Klink? Você é o navegador e nós somos a equipe de terra que lhe dá todo o suporte que vai precisando. SOMOS UMA EQUIPE, o SEBRAE e VOCÊ. TEORIA O que é o Plano de Negócios? É, ao mesmo tempo, o retrato da empresa HOJE e uma projeção do FUTURO. É uma forma de pensar sobre o futuro do negócio, onde se quer chegar, como se vai até lá, como ir mais rapida mente, o que fazer e o queevitar, durante o caminho, para evitar incertezas e riscos. Você vai estar aprendendo uma nova metodologia. Ainda é pouco usada no Brasil, mas é muito comum em outros países como, por exemplo, no Canadá. Grandes e pequenos empresários, novos e velhos empreendedores canadenses utilizam esta ferramenta que dá conta de todos os aspectos do negócio.

2

Em unidades anteriores, você já viu como...