Plano de metas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anotações do Aluno

Aula Nº 2 – Plano de Metas
Objetivos da aula:
O objetivo dessa aula é apresentar e discutir o processo de desenvolvimento industrial durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek (19561960). Começamos nossa aula fazendo uma síntese dos acontecimentos econômicos ocorridos entre a Revolução de 1930 e a posse de JK. Posteriormente discutimos a problemática doplanejamento econômico no Brasil e finalmente as principais características do Plano de Metas.

ANTES DE JUSCELINO
Getúlio Vargas governou “provisoriamente” o Brasil de 1930 até 1934, quando foi eleito presidente por uma Assembléia Constituinte. Seu mandato deveria durar até 1938, mas, em 1937, Vargas lidera um golpe militar, dissolve o Parlamento e nomeia interventores nos Estados. Tem início então afase ditatorial do seu governo conhecida como Estado Novo, que se estenderia até 1945. Com Vargas, há uma forte centralização do poder e o país assume um projeto desenvolvimentista, tendo o Estado como seu agente primordial. As dificuldades em atrair investimentos estrangeiros bem como a fragilidade do empresariado nacional, fazem o Estado assumir o papel de produtor direto. Nesse período, começa aimplantação da indústria de base no país, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (1941) e da Companhia Vale do Rio Doce (1943). Com o final da Segunda Guerra, em 1945, há uma pressão pela redemocratização do país. Em 1945, é eleito presidente o general Eurico Gaspar Dutra. Sob o ponto de vista econômico, o fato mais marcante desse novo governo foi a implementação de uma política decontrole cambial e de importações, decorrente de um problema de desequilíbrio do setor externo. O crescimento da produção industrial experimentado sobretudo nos primeiros anos do pós-guerra pode ser considerado uma decorrência dessa política de valorização cambial e seletividade nas importações.
Faculdade On-Line UVB

Análise da Conjuntura Econômica Nacional

13

Aula 02 - Plano de Metas Anotações do Aluno

Em 1951, Getúlio Vargas ocuparia novamente a Presidência da República, desta vez eleito pelo voto direto. Entre as suas principais realizações nesse segundo mandato, estão a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE)1 e da Petrobrás, respectivamente em 1952 e 1953. O desgaste político de Vargas começa em 1954, decorrente de uma polêmica proposta de aumento dosalário mínimo em 100%. Essa proposta desagradou alguns setores da sociedade, que o acusavam de populista. Além disso, outros problemas de ordem econômica e denúncias de corrupção no governo deixaram o presidente politicamente isolado. A oposição precisava apenas de um pretexto para depor o presidente. O atentado contra o deputado e virulento crítico do regime, Carlos Lacerda, serviu perfeitamenteaos interesses dos oposicionistas. No dia 24 de agosto de 1954, ao saber, por meio de assessores que seria deposto, Vargas se mata com um tiro no peito. Com o suicídio de Vargas, assume o vice-presidente, Café Filho, que governou o país até a eleição de Juscelino Kubitschek.

OS “ANOS DOURADOS” Análise da Conjuntura Econômica Nacional
Juscelino assumiu o poder em 1956 e governou até 1960. Operíodo JK normalmente costuma ser associado a uma espécie de “era de ouro” da história do país. Essa percepção coletiva de “anos dourados” extrapola o aspecto meramente econômico. O Brasil viveu neste período uma efervescência no campo das artes, da cultura e do esporte. É nessa época que surge a Bossa Nova, que o Brasil ganha a sua primeira Copa do Mundo e que é inaugurada a nova capital do país,de arquitetura arrojada e modernista.

Uma das marcas do governo Kubitschek foi a realização do Plano de Metas, a primeira tentativa bem sucedida de planejamento econômico no país. É bem verdade que o planejamento econômico era uma espécie de modismo em praticamente todo mundo após a Segunda Guerra. Vejamos como tudo começou. Em 1929, a antiga União Soviética pôs em prática o seu primeiro...
tracking img