Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO:

O presente trabalho objetiva apresentar o plano de marketing que foi desenvolvido após a pesquisa de satisfação dos clientes aplicada no SUPERCOOP – SÃO FRANCISCO. Neste plano está contido as ações que podem ser aplicadas para ajudar a empresa se posicionar melhor no mercado em que atua, ações essas fundamentadas nos conhecimentos acadêmicos adquiridos na disciplina de Gestãode Marketing II, Por tanto também é finalidade deste trabalho apresentar-se ao Professor Homero Henrique, para avaliação e obtenção de nota da referida disciplina nesta unidade de estudo no curso de Administração – FP da universidade Potiguar – UNP.

Para melhor desenvolvimento, o presente trabalho será composto de caracterização da referida Empresa, apresentará o plano de marketing, analisesituacional, analise de micro e macro ambiente, analise SOWT/PFOA, Plano de ação; o objetivo do mesmo é analisar todas as variáveis coletadas na pesquisa anterior para construir um plano de ações direcionado para o melhoramento de condições adversas encontradas durante as analises.

2 – CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O supermercado Francisco Regis da Silva – ME (Supercoop São Francisco) é umaempresa do seguimento varejista situada na Avenida Nascimento de Castro N° 66 Bairro Dix Sept Rosado. A empresa teve inicio no ano de 1985, nesta época era apenas uma pequena mercearia a qual o Senhor Francisco Regis herdou de sua mãe, com muito esforço e dedicação os negócios foram crescendo e logo se tornará o Mercadinho São Francisco. Esse mercadinho possuía na mesma região vários concorrentesmercearias mais antigas e maiores além de outros mercadinho, visto que esse ramos de atividade nesta época era bastante comum na região.

No ano de 1988 o então mercadinho São Francisco passou a fazer parte da rede Supercoop que é uma cooperativa de supermercado criada para dá mais poder de negociação junto aos fornecedores e também para ajudar os supermercados menores a competir com as grandesredes. Em 2002 o agora SUPERCOOP SÃO FRANCISCO inova mais uma vez e dá inicio a fabricação de pães e biscoitos colocando a marca Safra Massas que além de vender seus produtos dentro da própria loja também faz distribuição para outros dois grandes clientes.

3 – PLANO DE MARKETING

Segundo Westwood (1989) Plano de Marketing é um planejamento do marketing mix,composto mercadológico de umaorganização. É seu papel orientar processo decisório de marketing. Esse plano é como um mapa, mostra à empresa para onde ela está indo e como vai chegar lá.

3.1 – ANALISE SITUACIONAL

Segundo J. Van Velsen (1967), análise situacional é o processo em que a empresa  determina as suas vantagens competitivas para estar um determinado mercado. Tendo em conta os fatores críticos de sucesso para estar nomercado, analisa o ambiente concorrencial, potencia os seus pontos fortes e corrige os seus pontos fracos. Avaliamos a adaptação da sua empresa ao mercado.

3.1.1 – MICRO AMBIENTE

3.1.1.1 – Preço

Segundo 48% dos entrevistados, os mesmos apontaram o preço como um ótimo atrativo para que eles possam realizar suas compras, isso se dá em função de boas negociações realizadas pelo departamento decompras da empresa que vem conseguindo os melhores preços junto aos fornecedores podendo assim repassar aos seus clientes. Caracterizando uma potencialidade.

3.1.1.2 – Variedade de Produtos

Em pesquisa 52% dos entrevistados destacaram que é boa a variedade de produtos, sabemos que mesmo com pouco espaço para demonstração a variedade é uma constante preocupação dos diretores e de toda equipepara que em suas gôndolas tenha sempre uma boa variedade de produtos expostos e que seja a melhor possível, tudo isso para garantir aos seus clientes de que tudo que eles precisem eles possam encontrar no supermercado. Caracterizando uma potencialidade.

3.1.1.3 - Qualidade de Produto

A qualidade dos produtos expostos é outro item que segundo os entrevistados é boa, já que 54% apontaram este...
tracking img