Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Segundo Leonardo Hoff, é fundamental para as empresas ter um plano de marketing com abordagem estratégica, pois é o instrumento central para dirigir e coordenar os esforços de marketing, tendo objetivos de melhorar sua efetividade mercadológica, auxiliando-as a criar e implementar seus programas com consistência.
Sua utilidade é bastante perceptível nos processos em quese busca potencializar os resultados em função dos esforços de marketing, e caracteriza-se não apenas pela ênfase no marketing tático, mas também no marketing estratégico (com objetivo mercadológico ampliado), sobretudo porque enfatiza as orientações estratégicas globais estabelecidas pela empresa.
Além disto, como um instrumento formal de planejamento, o PEM disciplina a organização das idéias,fatos e conclusões em uma estrutura lógica e de maneira que possa ser seguida pelo pessoal responsável por seu desenvolvimento, favorecendo o processo de sinergia necessário ao alcance dos objetivos de mercado.
A estrutura de um Plano Estratégico de Marketing ser dividida da seguinte maneira:

1. Bases Estratégicas da Empresa
2. Sistema de Inteligência Mercadológica
3. Análise deOportunidades e Questões (SWOT)
4. Metas e Objetivos de Marketing
5. Políticas e Posicionamento
6. Composto de Marketing (4 P's)
7. Implementação do Marketing
8. Orçamento
9. Controles de Marketing
 
Veremos a seguir com mais detalhes a implementação, o orçamento e o controle de Marketing.

1. Implementação de Marketing

|
  |
Segundo Philip Kotler, implementação de marketing éo processo em que se transforma os planos de marketing em ações concretas e faz com que estas sejam colocadas em prática de uma maneira que se alcance os objetivos estipulados no plano.
As atividades para implementação de marketing devem ser postas em práticas com muito cuidado e atenção, tanto em organizações com fins lucrativos como, também, nas sem fins lucrativos. Isso porque um brilhanteplano de marketing vale pouco se não for implantado de forma correta.
Enquanto a estratégia aponta o quê e o porquê das atividades de marketing, o papel da implementação é abordar o quem, o quando e o como. Por essa razão vemos que a estratégia e a implementação estão totalmente ligadas, uma vez que uma decisão estratégica implica em uma ou mais ações táticas de implementação em um nível inferior.Na verdade, o primeiro passo que uma organização precisa tomar com relação à implementação do marketing é ter a certeza de que o seu foco está no atendimento das necessidades dos seus clientes. Para isso, é importante fazer uma análise em toda a organização, conscientizando cada um de seus colaboradores e acionistas da importância das propostas de marketing para o futuro da organização. |

Aestratégia representa as forças amplas de marketing para atingir os objetivos do negócio. Para cada item da estratégia deve ser elaborado um programa de ação respondendo as seguintes perguntas, vamos considerar como exemplo um programa de ação para promoção de vendas: - O que será feito? - Descrever detalhadamente quais tarefas e ações serão executadas, por exemplo, promoções junto a revendedores ouconsumidores, concursos, stands de vendas em grandes magazines, sorteios, etc. - Quando será feito? - Definir datas, ou seja, estabelecer período da promoção, justificar por que a escolha daquele período. - Quem fará? - Definir os responsáveis pela ação/tarefa, por exemplo, a forças de vendas de uma determinada região que será coordenada pelo gerente regional em conjunto com equipe de marketing eP&D. - Quanto custará? - Detalhar os custos previstos com a ação/tarefa e justificativas. - Qual o resultado projetado? - Projetar vendas em volume financeiro, unitário por produto, abater custos e projetar o resultado (a seguir).

Kotler, citando Bonoma, apresenta um conjunto de habilidades para a implementação de programas de marketing:

Habilidades de diagnóstico: quando os...
tracking img