Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto de Ciência Humanas e sociais
Departamento de ciências administrativas e contábeis
Administração de Marketing II









Plano de Marketing da empresa: TIM Participações S.A


Discente: So Yin Hang
Matrícula: 200961037-5












Seropédica
Novembro 2012
1. Introdução

Enviar informações por umterritório de 8.514 milhões de Km2, colocando em contato mais de 190 milhões de habitantes, e, além disso, gerar riqueza e avanço social, não é tarefa fácil. Depende de um intrincado sistema de tecnologias e investimentos, de infraestrutura física e legislação específica. Assim é o setor de Telecomunicações no Brasil, que envolve segmentos de extrema relevância para o desenvolvimento do país, tais como:telefonia fixa e móvel, acesso à internet, TV por assinatura, serviços de comunicação por rádio, teledifusão, transmissões por satélite, dentre outros.
A TIM Participações S.A., subsidiária do grupo Telecom Itália, é a segunda maior companhia prestadora de serviços de telefonia móvel no Brasil, em número total de linhas, com 64 milhões de clientes e participação de mercado de 26,5%, conforme dadosda Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) de 31 de dezembro.
Com a aquisição das mais relevantes estruturas de backbone e backhauling no país, a Intelig (2009) e AES Atimus (2011), a empresa expandiu além do mercado de telefonia móvel, atuando nos mercados de telefonia fixa e de longa distância e transmissão de dados e internet, em todo o território nacional.
Desde de 2009 a TIM começoucom um processo que está remodelando o mercado brasileiro de telecomunicações, permitindo que as pessoas falem mais, sem qualquer restrição de tempo ou localidade. O lema da empresa era “voice is good”, e os planos com esse lema são o Infinity e Liberty que chegou a 94% da base total de assinantes, que corresponde a 60 milhões de pessoas. (Dados de 2011)





2. Análise do Macro-ambienteAs empresas de Telecomunicações têm enfrentado maiores rigores em 2012, após o senador Aníbal Diniz do PT pedir que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cumpra seu papel constitucional de fiscalizar a prestação do serviço aos consumidores. Por isso que esse ano, as operadoras de celulares foram alvos de várias punições com destaque principal da TIM participações, que foi a maisprejudicada de todas por problemas de qualidade nos serviços das operadoras. Assim uma das punições foi à suspensão de vendas de serviços das operadoras móveis. A Tim foi proibida de vender novos planos em 18 Estados e no Distrito Federal, Oi em cinco estados e a Claro em três estados até que as empresas apresentassem planos de investimentos. Apesar da Vivo não ter sofrido sanções, foi intimada aapresentar também um plano de investimentos para todos os Estados onde atua.














Com essas medidas a perda no valor de capital do grupo TIM na bolsa foi de US$ 2,5 bilhões, desde que a Anatel suspendeu as vendas de chips da operadora, conforme relatos da Telecom Itália, controladora da TIM.
Além da falta de investimentos, faltam ações de gestão por parte das operadoras. Oministro Paulo Bernardo afirmou que já está quase pronto um decreto que vai obrigar as empresas de telefonia a compartilharem o uso da infra-estrutura, evitando a superposição de infra-estrutura.
A rede 4G irá ser implantada no país no próximo ano, desse modo vai necessitar mais implantação de torres, porque o raio de abrangência é menor, assim o compartilhamento desses equipamentos seria o ideal.
Deacordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia Fixa e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), existem atualmente mais de 250 leis municipais sobre a instalação de antenas de celulares, o que burocratiza a instalação de novas estações. O SindiTelebrasil cobrou do governo uma lei nacional regulamentando a instalação de antenas. Hoje, o Brasil tem cerca de 50 mil estações...
tracking img