Plano de marketing para o curso de gestão da informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO

CRISTIANE GABRIELA BOESING DE SOUZA

PLANO DE MARKETING PARA O CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO

CURITIBA
2012
CRISTIANE GABRIELA BOESING DE SOUZA

PLANO DE MARKETING PARA O CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Informação e Marketing, da Universidade Federal do Paraná,como requisito para aprovação na disciplina.

Orientador: Prof. Dr. Edelvino Razzolini Filho

CURITIBA
2012

“O futuro não é uma mera extrapolação ou projeção do passado ou do presente. O futuro é o novo, o diferente, mais complexo, mais rico, cheio de ameaças, mas repleto de oportunidades, para quem souber identificá-las e aproveitá-las adequadamente.” (Petrônio Martins).
2. PLANO DE MARKETING PARAO CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO
2.1 O CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO
A partir da Resolução 87/06 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, foi criado o Curso de Gestão da Informação, no Setor de Ciências Sociais Aplicada, com sua grade determinada em 8 artigos da mesma resolução supra citada.
O curso surgiu da necessidade do mercado, em ter um profissional com conhecimentos múltiplos. Ogestor por sua vez, deverá obter conhecimentos em três eixos, nos quais são baseados a grade do curso: Administração, Ciência da Informação e Tecnologia da Informação.
Atualmente o departamento de Ciência e Gestão da Informação trabalha com graduação, mestrado, ensino, pesquisa e extensão, e especialização.
Além disso, possui 18 professores em seu corpo docente, em sua maioria, mestres e doutores.Além destes, o curso conta com parcerias com diversas empresas, e duas Universidades (na Escócia e Espanha) para o desenvolvimento de pesquisas.
Por ano, são aprovados 66 alunos para ingressar na Universidade Federal do Paraná, no Curso de Gestão da Informação, sendo divididos 33 para cada semestre do ano situado.
Durante os quatro anos de curso, disponibilizado apenas no período da manhã, sãoexigidas 2325 horas-aula de disciplinas obrigatórias, 80 horas em atividades formativas e 210 horas-aulas em disciplinas optativas, totalizando 2615 horas-aula.

2.2 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO
O público alvo do Curso de Gestão da Informação não se restringe apenas à comunidade estudantil, alunos de cursinhos pré-vestibulares que pretendem ingressar na universidade, alunos que já concluíram oensino médio, mas que ainda não decidiram que curso fazer e alunos que já ingressaram na Universidade, mas que pretendem mudar de curso, como também, organizações que demandam o profissional de Gestão para melhorar sua empresa e profissionais que buscam uma área para especialização e mestrado.

2.3 ANÁLISE DE AMBIENTE (ANÁLISE SWOT)
Para analisar o ambiente, os dados foram tabelados,facilitando a compreensão dos Fatores internos e externos e suas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.

Fatores Externos
Oportunidades | Ameaças |
* Ensino público e de qualidade * Facilidade de ingresso no Curso. * Existência de clientes potenciais que valorizam o Gestor da Informação. * Ser um curso novo no mercado. * Oportunidades em espaços públicos e privados para pesquisadores |* Cursos semelhantes dentro da UFPR * Cursos com mais visibilidade. * Falta de conhecimento das pessoas sobre o que é gestão da informação * Falta de conhecimento dos empresários da necessidade de um Gestor da Informação * Medo de uma mudança na estratégia empresarial |

Fatores Internos
Forças | Fraquezas |
* Qualidade do corpo doscente * Boa infraestrutura * Marca da UFPR –Imagem sólida de Universidade pública, renomada, e de qualidade * Ótima colocação da UFPR no ranking das melhores universidades do país. * Devido ao curso no período da manhã, disponibilidade dos professores para orientação em trabalhos e projetos de pesquisa. * Disponibilidade de alguns recursos como laboratórios. | * Falta de estrutura cultural * Grande quantidade de evasão do Curso...
tracking img