Plano de marketing para academia de ginástica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE MARKETING PARA ACADEMIA DE GINÁSTICA

1. PLANEJAMENTO 3
1.1. SUMÁRIO EXECUTIVO 3
1.2. ANALISE DO AMBIENTE 3
1.2.1. FATORES ECONOMICOS 4
1.2.2. FATORES SOCIO-CULTURAIS 4
1.2.3. FATORES POLITICOS, LEGAIS E TECNOLÓGICOS 5
1.2.4. Concorrência 5
1.2.5. Fatores Internos 5
1.2.6. Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e FRAQUEZAS 5
1.3. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO 6
1.4. DEFINIÇÃODO POSICIONAMENTO DE MERCADO 7
1.5. DEFINIÇÃO DA MARCA 8
1.6. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS 9
1.7. DEFINIÇÃO DAS ETRATEGIAS DE MARKETING 10
1.7.1. O COMPOSTO DE MARKETING 10
1.7.2. PRODUTO 10
1.7.3. PREÇO 10
1.7.4. PRAÇA 11
1.7.5. PROMOÇÃO 11
1.7.6. PESSOAS 11
2. IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING 12
2.1. PLANO DE AÇÃO 12
3. AVALIAÇÃO E CONTROLE 14
4. CONCLUSÃO 14
5. BIBLIOGRAFIA15
PLANEJAMENTO
SUMÁRIO EXECUTIVO

O negócio refere-se ao Centro Esportivo Power Sport instalado há 10 anos em uma linda casa em um bairro de classe média alta com uma boa infra-estrutura e duas piscinas.

Ele conta com atividades esportivas para todas as idades, como natação, hidroginástica, musculação, aulas de ginástica, entre outras atividades esportivas.

O aumento da concorrêncialevou à perda de clientes, o que está provocando queda acentuada no faturamento da empresa.

A atual situação em que o Centro se encontra fez com que o grupo se interessasse em produzir uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seu negócio.

Após o estudo realizado, o grupo decidiu incluir atividades específicas para a terceira idade, como natação ehidroginástica, massagens fisioterápicas, dietas balanceadas, terapias em grupo, além de atividades de lazer, como dança e cursos alternados de acordo com o interesse dos associados e participação em competições desportivas, dispondo de uma equipe completa de profissionais especializados.

Essa unidade será conhecida como Doce Vida – Centro de Saúde e Lazer para a Terceira Idade e funcionará nomesmo local do Centro Esportivo Power Sport, inicialmente, de segunda à sexta das 7h às 22h e aos sábados das 8h às 16h, paralelamente às atividades já existentes do Centro Esportivo.

Com a diversificação do negócio, o grupo pretende neutralizar a ação da concorrência, aumentar o seu faturamento, oferecer algo inédito na região, ser referência em centro de saúde e lazer para idosos, ter o melhoratendimento especializado e garantir a constante satisfação do cliente.

ANALISE DO AMBIENTE

A preocupação com os resultados levou a analise do ambiente da empresa.

O Centro de atividades esportivas atende a todas as idades, fica situado num bairro de classe média alta, na cidade de São Paulo. O Centro, que funciona há 10 anos numa bela casa dispõe de duas piscinas, salas de ginástica,musculação e vestiário.

Nos últimos meses, foi notada uma significativa redução no faturamento do centro, acredita-se que a ocorrência desse fato se deve ao aumento dos concorrentes.

Nos último ano, dois centros esportivos foram abertos próximos ao Centro Esportivo Power Sport, com estruturas mais modernas, novos tipo de atividades, concorrência acirrada de preços, o que resulta na perdade clientes.

Diante dos problemas, o grupo após orientação recebida realizou um Plano de Marketing para a empresa, que até então só havia utilizado panfletos como ação de marketing para divulgação.

O grupo concluiu que alem da propaganda impressa, outras ferramentas seriam necessárias para conquistas os clientes.

De acordo com o plano de marketing, foi feita a analise dos principaisfatores que influenciam diretamente o negocio, chegando as seguintes conclusões:

FATORES ECONOMICOS

A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, verificou-se que as pessoas estão mais otimistas em relação à economia e que os gastos com saúde e bem-estar devem crescer significativamente nos próximos anos. Os consumidores, porém, estão mais sensíveis a preço, e por isso, estão...
tracking img